3.2 Cobertura rádio


O principal aspeto diferenciador dos serviços disponibilizados por sistemas de comunicações móveis é a mobilidade, sendo esta conseguida com recurso a redes de acesso sem fios com interfaces rádio.

Os sistemas de comunicações móveis diferenciam-se pelas suas interfaces rádio e pelos serviços que disponibilizam. O GSM – a primeira geração destes sistemas – foi inicialmente desenhado para a prestação de serviços de telefonia e de mensagens. Posteriormente este sistema evoluiu para permitir a prestação de serviços de dados (GPRS, EDGE). Os sistemas de terceira e quarta geração – UMTS e LTE – foram pensados para disponibilização de serviços de transmissão de dados de elevado desempenho, tais como serviços de acesso à Internet e serviços multimédia. Do ponto de vista do utilizador, a diferença entre UMTS e LTE é o débito de transmissão máximo proporcionado, que é muito mais elevado em LTE.

Assim, numa avaliação de desempenho de sistemas de comunicações móveis é essencial a verificação da disponibilidade de todas as interfaces rádio utilizadas nas redes de acesso. Atualmente são fundamentais as seguintes análises:

a. Disponibilidade da Rede Rádio GSM;

b. Disponibilidade da Rede Rádio UMTS;

c. Disponibilidade da Rede Rádio LTE.