5.2 Cobertura rádio


A avaliação da cobertura rádio das redes efetua-se por medição dos níveis de sinal em downlink, RxLev (Received signal Level) para GSM, CPICH RSCP (Common Pilot Channel Received Signal Code Power) para UMTS e RSRP (Reference Signal Received Power) para LTE, ao longo de cada trajeto em estudo.

As medições são efetuadas com um equipamento adequado e dedicado exclusivamente a esta tarefa – Scanner RF – para que os valores medidos correspondam aos níveis efetivos de sinal. Em coerência com a avaliação do desempenho dos serviços móveis, as antenas deste equipamento são colocadas no interior da viatura automóvel de teste, sensivelmente a meio do habitáculo, pelo que as medições são afetadas pela atenuação introduzida pela estrutura da viatura automóvel. Este equipamento de medida recolhe amostras de sinal de todos os canais rádio GSM, UMTS e LTE utilizados pelos operadores em análise. Posteriormente, essas amostras são analisadas e apenas consideradas aquelas que apresentem os melhores valores de nível de sinal, em cada ponto e para cada tecnologia e operador.

Cada ponto de medida é georreferenciado para a posterior representação dos níveis de sinal em cartografia digital, facilitando assim a visualização da cobertura das redes móveis nos trajetos objeto de estudo e a identificação de locais com cobertura deficiente ou inexistente.

Esta abordagem para verificação da cobertura rádio, em particular para a cobertura UMTS e LTE, não tem em consideração a carga das redes no que toca a número de utilizadores em simultâneo e tipo de serviços utilizados. Uma indicação de boa cobertura, num dado local e num determinado momento, deve ser entendida como a presença da rede rádio em níveis que possibilitam o acesso e a utilização da generalidade dos serviços, ainda que os níveis de qualidade da prestação desses serviços possam ser díspares entre os utilizadores. Por exemplo, é expectável que os ritmos máximos de transmissão de dados de cada conexão (utilizador) diminuam com o aumento de conexões (utilizadores) em simultâneo numa célula rádio ou à medida que os utilizadores se aproximam da periferia dessa mesma célula.