5.1 Aspetos gerais


A avaliação do desempenho das redes e serviços móveis é realizada de forma objetiva com recurso a uma plataforma automática de teste, garantindo-se que durante a execução de um teste não há qualquer intervenção ou decisão humana, que incorpora terminais móveis comerciais (smartphones com sistema operativo Android) iguais para todos os operadores objeto de estudo.

As medições são realizadas em locais exteriores públicos e em movimento (drive-test), utilizando viaturas automóveis. Todos os parâmetros recolhidos são georreferenciados.

Durante a realização de testes, os terminais móveis permanecem no interior das viaturas automóveis, sensivelmente a meio do habitáculo, utilizam as próprias antenas e selecionam automaticamente a infraestrutura rádio de suporte à utilização dos serviços (GSM, UMTS ou LTE). Adicionalmente é implementado um procedimento de rotação de USIM pelos equipamentos terminais, proporcionando condições médias de teste iguais para todos os operadores, nomeadamente no que concerne ao posicionamento no interior da viatura de teste e às características intrínsecas dos próprios equipamentos.

Os serviços móveis são analisados extremo-a-extremo e em igualdade de condições para os vários operadores, nomeadamente em simultâneo, nos mesmos locais, com os mesmos equipamentos e com as mesmas parametrizações.

Os testes aos serviços de voz, de SMS e de dados decorrerão em paralelo, mas serão utilizados equipamentos terminais móveis independentes para cada teste e operador. No entanto, num determinado local, nunca serão analisados mais do que dois destes serviços em simultâneo.

A verificação dos níveis de cobertura rádio será efetuada, de forma passiva, em paralelo com os testes aos serviços utilizando equipamentos específicos (scanner RF).