2.3 Reclamações apresentadas ao ICP-ANACOM


/ Atualizado em 04.08.2004

Note-se ainda a existência de reclamações apresentadas, a esta Autoridade, por operadores e/ou outras entidades, relativamente a diversas práticas da PTC, que têm correspondência com os problemas gerais e específicos identificados (vide Tabela II). A existência de tais reclamações sugere a existência efectiva de problemas concorrenciais que se mantêm no tempo e sobre os quais a imposição de obrigações no âmbito do novo quadro regulamentar deverá actuar.

Tabela II. Reclamações apresentadas ao ICP-ANACOM

MERCADOS PROBLEMAS IDENTIFICADOS
Síntese Data  Descritivo Problemas específicos
 3, 4, 5, 6 Anomalias na Pré-selecção Recorrente  O ICP-ANACOM recebeu pedidos de intervenção de vários operadores, denunciando atrasos na activação dos pedidos de pré-selecção pela PTC, bem como acções de ?winback? e uso abusivo de informação por empresas do Grupo PT. Utilização discriminatória ou retenção de informação (geralmente relacionados com situações de alavancagem vertical). 
3, 4, 5, 6 Implementação da portabilidade do número - dificuldades e irregularidades Recorrente  Solicitação da intervenção do ICP- ANACOM devido às seguintes situações:
(i) desrespeito pelas janelas de portação;
(ii) corte inopinado de serviço em data anterior à janela de portação;
(iii) preços excessivos relativos a custos administrativos;
(iv) sincronização entre a transferência de lacetes locais e a portação dos números. 
Preços excessivos, Ineficiências produtivas e discriminação pela qualidade (em geral associadas com a situação de domínio simples).
3, 4, 5, 6 Agregação excessiva dos serviços de retalho Recorrente  As empresas do Grupo PT, ao agregarem mais que um serviço, não permitem aos outros operadores oferecer, nas mesmas condições, certas ofertas  Venda em pacote/Venda ligada (geralmente associados à ocorrência de situações de alavancagem vertical e/ou horizontal e domínio de mercado único).
3,4,5,6,8,9,10 Preços de interligação excessivos impedindo a replicação por parte dos concorrentes; novas ofertas de retalho da PTC
Recusa de acesso a serviços e funcionalidades nas mesmas condições em que a PTC cede aos seus serviços ou empresas do Grupo
Recorrente  O ICP-ANACOM recebeu queixas de vários operadores quanto ao nível elevado das tarifas de interligação com a rede básica de telecomunicações, não permitindo, em alguns casos, a replicação de ofertas retalhistas da PTC.

Estas práticas retratam situações de alavancagem do poder de mercado detido nos mercados grossistas, visando proteger a posição das empresas do grupo, nos mercados de retalho relevantes.

Venda em pacote / venda ligada, desenho estratégico de produtos, preços excessivos e subsidiação cruzada (associados, em geral, a situações de alavancagem vertical).

Tendo em consideração o exposto anteriormente e a apreciação continuada desta matéria em sede de intervenção regulatória, o ICP-ANACOM considera que existem fortes indícios de que pelo menos algumas das possibilidades referidas:

(i) se verificam ou se verificaram na prática;

(ii) afectam os consumidores e a preservação de condições de sã concorrência;

(iii) não podem ser resolvidas, tempestivamente, unicamente por aplicação das normas do direito da concorrência;

(iv) tendem a persistir, dado existirem incentivos para que o operador dominante aja de forma abusiva.

Como resultado desta análise, o ICP-ANACOM considera que as barreiras ao desenvolvimento de uma concorrência efectiva neste mercado têm tendência a manter-se a curto/médio prazo, exigindo por conseguinte intervenção regulatória proporcional e a imposição de medidas correctivas através de controlos regulamentares ex ante.