Francisco Godinho


Contributo sobre Serviço Universal de Telecomunicações e a Info-Inclusão

por Francisco Godinho (Engº)

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

15 de Abril de 2002

Tendo como princípio a garantia do acesso universal, assente na diversidade

e no reforço da cidadania, defende-se uma atenção especial para as pesssoas

com deficiência, considerando que:

a) constituem o grupo mais vulnerável à exclusão em matéria de acesso à

informação e comunicação;

b) a qualidade de vida e a participação social desta população está muito

dependente do acesso aos serviços de telecomunicações.

A ausência de acessibilidade para as pessoas com deficiência surge quando os

conteúdos, os equipamentos e os serviços de telecomunicações à sua

disposição não podem ser usados nos modos que elas dominam.

A chave da acessibilidade é facultar a troca de informações e a interacção

em formas alternativas, tais como:

- interpretação gestual e legendagem de programas televisivos falados em

português para surdos;

- dobragem de programas televisivos estrangeiros para quem não vê legendas;

- conversa telefónica em língua gestual ou em modo texto por parte de

pessoas surdas ou com deficiência na fala;

- conversão de teletexto, correio electrónico, conteúdos na web e

telemensagens escritas em fala ou braille para cegos;

- interacção com o equipamento (por ex. stb ou telemóvel) sem recurso à

visão:

- interacção com o equipamento (por ex. stb ou telemóvel) sem recurso à

audição;

 - interacção com o equipamento (por ex. stb ou telemóvel) com

mobilidade reduzida

Desta forma, uma entidade reguladora deverá:

1 - Consultar regularmente as organizações de e para pessoas com

deficiências sobre as suas necessidades especiais de acessibilidade e tomar

as medidas adequadas.

2 - Assegurar a existência de serviços e equipamentos adicionais que

compensem qualquer falta de compatibilidade técnica ou de acessibilidade, de

modo a que os cidadãos com deficiência tenham um serviço de telecomunicações

completo e acessível entre o emissor e receptor.

3 - Garantir serviços económicamente acessíveis.

4 - Publicitar, promover e divulgar de forma adequada os equipamentos e

serviços de telecomunicações disponíveis para aumentar a acessibilidade das

telecomunicações aos cidadãos com deficiência.