Reunião da ECC PT1 - Sevilha


Realizou-se em Sevilha (Espanha), de 15 a 17 de Setembro de 2009, a 33ª reunião da equipa de projecto (PT) 1 do ECC, sob Presidência de Peter Scheele. A ECC PT1 é a responsável por todos os assuntos sobre o IMT (International Mobile Telecommunications), tendo de coordenar as contribuições europeias e suas posições relativamente às questões de planificação de espectro e de partilha/ compatibilidade no âmbito do grupo de trabalho 5D do Sector das Radiocomunicações da União Internacional das Telecomunicações (UIT-R). A PT está ainda a participar, em conjunto com a equipa de projecto 42 (PT 42) do grupo de trabalho Engenharia do Espectro (WG SE) do ECC e com o grupo TG4, na elaboração da resposta ao segundo mandato da Comissão Europeia (CE) sobre o dividendo digital. É também o grupo responsável pela elaboração da resposta ao novo mandado da CE nos 900/1800 MHz.

Um dos assuntos com maior destaque na PT1 é o desenvolvimento de canalizações para o IMT na faixa 790–862 MHz (segunda tarefa do 2º mandato da Comissão Europeia sobre o dividendo digital). Na sua última reunião (Junho de 2009), o ECC adoptou para consulta pública - de 1 de Julho a 6 de Setembro de 2009 - os seguintes documentos desenvolvidos pelo PT1:

- Proposta de Decisão ECC (09)EE ''Harmonised conditions for Mobile/Fixed Communications Networks operating in the band 790-862 MHz'';


- Proposta de Relatório CEPT 31 ''Frequency (channeling) arrangements for the 790–862 MHz band''.

Os comentários recebidos às consultas públicas (23 para a proposta de Decisão e 16 para a proposta de Relatório) foram considerados pela PT1 e algumas alterações foram efectuadas em conformidade. De enfatizar que o duplex gap proposto mantém-se em 11 MHz (implica uma faixa de guarda de 1 MHz nos 790 MHz) e o Anexo 2 da Decisão se mantém (houve propostas no sentido de que o mesmo fosse removido). Os comentários ao Anexo 3 da Decisão serão tratados pela PT 42 do WGSE, essencialmente para validar as condições técnicas baseadas na BEM (Block Edge Mask).

O relatório sobre o desenvolvimento de canalizações IMT para a faixa 3400-3800 MHz foi actualizado e discutiu-se a necessidade (ou não) de rever algumas Decisões ECC. Relativamente ao novo mandato da CE nos 900/1800 MHz, foi desenvolvido algum trabalho, inclusive por correspondência. Uma das questões é a de saber se existem outras tecnologias, para além do LTE (Long Term Evolution), candidatas às faixas dos 900 e 1800 MHz. A PT1 concluiu que a tecnologia Wimax também poderá vir a ser candidata, mas, para tal, terão de enviar os parâmetros técnicos necessários que permitam desenvolver os estudos para responder à segunda tarefa do mandato até meados de Novembro de 2009.

Foram ainda considerados vários estudos de coexistência, nomeadamente, entre sistemas GSM MCBTS (GSM Multicarrier Base Stations) e outros sistemas, compatibilidade entre sistemas móveis e sistemas FRS (Future Communication Systems) na faixa dos 960 MHz, e também o desenvolvimento de uma nova metodologia para coordenação fronteiriça, dado o desenvolvimento de sistemas móveis em faixas adjacentes e com diferentes modos de acesso como a multiplexagem por divisão na frequência (FDD) e a multiplexagem por divisão no tempo (TDD). Refira-se ainda que o relatório sobre a coexistência GSM-MCBTS deverá ser finalizado até Novembro de 2009.