The Broadband Adoption Index: Improving Measurements and Comparisons of Broadband Deployment and Adoption - Phoenix Center for Advanced Legal and Economic Public Policy Studies


Publicações

Este estudo1 foi realizado pelo Phoenix Center, a pedido da ANACOM e coordenado conjuntamente com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), no âmbito de um projecto de investigação científica no domínio da banda larga, designadamente no que se refere aos índices de medição da penetração da banda larga.

O estudo destaca, desde logo, que é possível calcular indicadores de medição da penetração da banda larga mais completos e mais exactos do que os actuais índices que se baseiam exclusivamente em contagem de acessos (como, por exemplo, o adoptado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico - OCDE).

No que respeita à informação a utilizar para a construção de um índice mais completo e mais próximo da realidade, o estudo demonstra que deverão ser utilizados dados sobre todos os acessos à internet e não apenas dados sobre as tecnologias de acesso em banda larga fixa. No caso português, essa conclusão é ainda mais evidente, porquanto o actual número de acessos móveis é superior ao número de acessos fixos e, neste sentido, índices que não incluam informação sobre o acesso à internet em banda larga móvel são limitativos.

O índice em questão reflecte também a valorização que os utilizadores numa dada área geográfica ou país atribuem a cada tecnologia de acesso à banda larga.

Notas
nt_title
 
1 Este estudo, incluindo os respectivos pressupostos e conclusões, é da exclusiva responsabilidade dos seus autores, não comprometendo ou veiculando qualquer posição da ANACOM.