CPG - Neuchatel


/ Atualizado em 30.08.2006

Realizou-se em Neuchatel, Suíça, de 17 a 20 de Janeiro, a terceira reunião do CPG07, presidido pela Suécia, e que tem por missão proceder à preparação europeia para os trabalhos da Conferência Mundial das Radiocomunicações de 2007 (WRC07).

Das discussões que tiveram lugar nesta reunião sobre os temas da WRC07, destaca-se a dificuldade sentida na obtenção de um possível entendimento na pesquisa de uma solução para o item 1.13 (revisão de todos os serviços entre 4 MHz e 10 MHz) entre a componente civil, que reconhece a necessidade de espectro adicional para a radiodifusão, e a componente militar, que vê em perigo as utilizações militares em HF (high frequency).

É de referir também o desentendimento latente entre a Europa e os Estados Unidos da América na solução preconizada para o item 1.6 (serviço móvel aeronáutico). Contrariamente à Europa, que não antevê a necessidade de uma atribuição suplementar para AMSS (Aeronautical Mobile Satellite Service) para o downlink, para complementar o uplink aprovado na WRC03 na faixa dos 11 GHz através da abertura regulamentar para utilização de estações terrenas a bordo de aeronaves na faixa em consideração, os Estados Unidos vão procurar obter na WRC07 uma atribuição para o downlink em complemento ao uplink já identificado na última conferência.

O presidente do CPG informou que, no intuito de facilitar os trabalhos de preparação para a WRC07, será criada uma directoria individualizada no servidor do Gabinete Europeu de Radiocomunicações (ERO), onde será lançada a versão actualizada de todas as briefs para os temas da agenda da conferência, à medida que estas venham a ser compiladas. Numa directoria paralela serão também armazenadas as posições preliminares da CEPT para todos os temas para os quais tenha sido elaborada a respectiva brief.

O representante do Reino Unido, que é em simultâneo vice-presidente do CPG e presidente do PT3, anunciou que não poderá continuar a assegurar estes  cargos, em virtude de estar em vias de se reformar da posição que ocupa na administração inglesa, tendo convidado as administrações a apresentar candidaturas para os cargos que ficarão em aberto.

A reunião contou com a participação de cerca de 100 representantes de administrações e operadores reconhecidos da CEPT e de organizações internacionais, incluindo representantes da Comissão Europeia, do Eurocontrol, do Departamento das Radiocomunicações da União Internacional das Telecomunicações (UIT), da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), da APT (Asia Pacific Telecommunity) e da CITEL (Comision Interamericana de Telecomunicaciones).

A próxima reunião CPG terá lugar de 31 de Maio a 3 de Junho, em Stralsund,  Alemanha.