TV de alta definição na Europa


Os vários operadores de televisão, fabricantes de equipamentos, operadores de redes e prestadores de serviços, bem como diversos grupos de trabalho europeus e nacionais, estiveram presentes no seminário sobre televisão de alta definição e a sua introdução na Europa, organizado pela Comissão Europeia, em Bruxelas, a 21 de Janeiro, onde foi debatida a oportunidade de introdução da televisão digital de alta definição (HDTV) da Europa.

Neste seminário foram abordadas as diversas opções técnicas para implementação da HDTV no espaço europeu, chegando-se ao entendimento de que deverá ser promovida a coexistência e a interoperabilidade entre as várias especificações para HDTV disponíveis.

Os sistemas de HDTV europeus deverão estar habilitados a suportar tanto  o sistema de varrimento progressivo de 720 linhas (720p), como o de 1080 linhas com varrimento entrelaçado (1080i). Os televisores poderão suportar os dois formatos. A longo prazo, perspectiva-se igualmente a utilização do sistema de 1080 linhas, mas com varrimento progressivo, apesar de ser mais oneroso. Os equipamentos de alta definição poderão também suportar tanto a norma MPEG-2, como os novos sistemas de compressão, tais como o MPEG-4 e o VC-1.

Para 7 de Junho de 2005, no Luxemburgo, está agendada uma conferência europeia sobre HDTV, numa organização conjunta da presidência luxemburguesa da União Europeia e da Comissão.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: