Cálculo da dimensão da amostra


Recorrendo aos resultados do estudo de aferição da qualidade de serviço das redes móveis GSM realizado em 2002, estimou-se a variância das variáveis Terminação da Chamada, Estabelecimento da Chamada e Qualidade Áudio, para cada um dos aglomerados urbanos e eixos rodoviários, por operador móvel.

O Universo considerado foi o "Número de Chamadas GSM" por ano em Portugal Continental. As variâncias foram depois utilizadas para estimar a dimensão mínima da amostra (número de chamadas de teste) necessária para garantir a precisão E com um intervalo de confiança de 95%, por aglomerado urbano ou eixo rodoviário e por operador.

Cálculo da dimensão da amostra

Foram testados vários valores de precisão E, quer em percentagem para a Terminação e Estabelecimento da Chamada, quer em escala 0,5 a 4,5 para a Qualidade Áudio, até obter o melhor compromisso precisão vs. dimensão da amostra. Os valores encontrados para E foram respectivamente +/-3% e +/-0,1. De notar que a partir de um determinado ponto os ganhos marginais de aumentar a dimensão da amostra são quase nulos.

Depois de converter o número de chamadas amostrais necessárias em cada aglomerado urbano ou eixo rodoviário para valores de tempo, os resultados apontavam invariavelmente para fracções de um dia de medidas. Considerando a necessidade de se analisar também a variável cobertura, arredondou-se esse valor para um dia inteiro de medidas na maioria dos casos. Na Grande Lisboa e Grande Porto as medidas decorreram durante 5 e 2,5 dias, respectivamente.

Previa-se, assim, que os resultados teriam, a 95% de confiança, uma precisão superior a +/-3% e +/-0,1, o que se veio a confirmar.

Conseguiu-se assim, optimizar a dimensão da amostra do estudo QoS-GSM e o consequente tempo de recolha de dados.

Tabela 5 - Resultados dos cálculos da dimensão da amostra
Cálculo da dimensão da amostra para um intervalo de confiança de 95% [número de chamadas]
  Acessibilidade

 Precisão: 0,03 

Terminação da Chamada Estabelecimento da Chamada
Optimus Vodafone TMN Optimus Vodafone TMN
Aveiro 17 17 35 0 0 0
Beja 0 0 25 0 0 25
Braga 89 128 161 122 192 98
Bragança 25 25 0 50 0 25
Castelo Branco 0 70 18 18 0 35
Coimbra 64 50 64 87 38 135
Évora 35 17 0 17 0 35
Faro 17 17 0 0 0 0
Guarda 25 25 26 25 50 122
Leiria 13 0 76 38 13 63
Portalegre 26 26 77 75 100 100
Santarém 0 52 75 18 18 295
Setúbal 0 13 38 25 99 13
Viana do Castelo 0 36 87 17 103 86
Vila Real 19 18 53 234 121 35
Viseu 18 53 35 35 18 18
Grande Porto 47 100 83 79 167 119
Grande Lisboa 72 89 129 94 148 183
A5+IC19 63 96 148 62 160 208
A1 31 31 30 103 159 88
A1+IP6+IP2 32 48 48 78 47 47
A2+A22 14 27 40 66 104 40
EN125 34 34 0 17 0 66
A2+A6 44 23 68 44 129 130
A3+IC1 32 0 79 47 124 63
A4+IP4 15 136 76 45 145 103
IP5 86 70 53 35 69 102
IP3 107 81 146 54 80 67

Cálculo da dimensão da amostra para um intervalo de confiança de 95% [número de chamadas]
  Qualidade Áudio

 Precisão: 0,1

Optimus Vodafone TMN
Aveiro 45 63 84
Beja 39 61 73
Braga 84 83 98
Bragança 45 59 69
Castelo Branco 80 29 52
Coimbra 61 69 88
Évora 65 41 71
Faro 69 61 73
Guarda 58 77 94
Leiria 65 61 81
Portalegre 60 24 49
Santarém 69 48 82
Setúbal 65 41 83
Viana do Castelo 53 48 92
Vila Real 44 65 66
Viseu 57 80 79
Grande Porto 71 95 88
Grande Lisboa 77 77 91
A5+IC19 80 92 91
A1 70 81 81
A1+IP6+IP2 77 69 66
A2+A22 61 61 74
EN125 68 79 64
A2+A6 65 61 67
A3+IC1 53 55 79
A4+IP4 56 81 77
IP5 74 77 85
IP3 83 86 82