Recorrendo aos resultados do estudo de aferição da qualidade de serviço das redes móveis GSM realizado em 2002, estimou-se a variância das variáveis Terminação da Chamada, Estabelecimento da Chamada e Qualidade Áudio, para cada um dos aglomerados urbanos e eixos rodoviários, por operador móvel.
O Universo considerado foi o "Número de Chamadas GSM" por ano em Portugal Continental. As variâncias foram depois utilizadas para estimar a dimensão mínima da amostra (número de chamadas de teste) necessária para garantir a precisão E com um intervalo de confiança de 95%, por aglomerado urbano ou eixo rodoviário e por operador.
Foram testados vários valores de precisão E, quer em percentagem para a Terminação e Estabelecimento da Chamada, quer em escala 0,5 a 4,5 para a Qualidade Áudio, até obter o melhor compromisso precisão vs. dimensão da amostra. Os valores encontrados para E foram respectivamente +/-3% e +/-0,1. De notar que a partir de um determinado ponto os ganhos marginais de aumentar a dimensão da amostra são quase nulos.
Depois de converter o número de chamadas amostrais necessárias em cada aglomerado urbano ou eixo rodoviário para valores de tempo, os resultados apontavam invariavelmente para fracções de um dia de medidas. Considerando a necessidade de se analisar também a variável cobertura, arredondou-se esse valor para um dia inteiro de medidas na maioria dos casos. Na Grande Lisboa e Grande Porto as medidas decorreram durante 5 e 2,5 dias, respectivamente.
Previa-se, assim, que os resultados teriam, a 95% de confiança, uma precisão superior a +/-3% e +/-0,1, o que se veio a confirmar.
Conseguiu-se assim, optimizar a dimensão da amostra do estudo QoS-GSM e o consequente tempo de recolha de dados.
Cálculo da dimensão da amostra para um intervalo de confiança de 95% [número de chamadas] | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
Acessibilidade | ||||||
Precisão: 0,03 | ||||||
Terminação da Chamada | Estabelecimento da Chamada | |||||
Optimus | Vodafone | TMN | Optimus | Vodafone | TMN | |
Aveiro | 17 | 17 | 35 | 0 | 0 | 0 |
Beja | 0 | 0 | 25 | 0 | 0 | 25 |
Braga | 89 | 128 | 161 | 122 | 192 | 98 |
Bragança | 25 | 25 | 0 | 50 | 0 | 25 |
Castelo Branco | 0 | 70 | 18 | 18 | 0 | 35 |
Coimbra | 64 | 50 | 64 | 87 | 38 | 135 |
Évora | 35 | 17 | 0 | 17 | 0 | 35 |
Faro | 17 | 17 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Guarda | 25 | 25 | 26 | 25 | 50 | 122 |
Leiria | 13 | 0 | 76 | 38 | 13 | 63 |
Portalegre | 26 | 26 | 77 | 75 | 100 | 100 |
Santarém | 0 | 52 | 75 | 18 | 18 | 295 |
Setúbal | 0 | 13 | 38 | 25 | 99 | 13 |
Viana do Castelo | 0 | 36 | 87 | 17 | 103 | 86 |
Vila Real | 19 | 18 | 53 | 234 | 121 | 35 |
Viseu | 18 | 53 | 35 | 35 | 18 | 18 |
Grande Porto | 47 | 100 | 83 | 79 | 167 | 119 |
Grande Lisboa | 72 | 89 | 129 | 94 | 148 | 183 |
A5+IC19 | 63 | 96 | 148 | 62 | 160 | 208 |
A1 | 31 | 31 | 30 | 103 | 159 | 88 |
A1+IP6+IP2 | 32 | 48 | 48 | 78 | 47 | 47 |
A2+A22 | 14 | 27 | 40 | 66 | 104 | 40 |
EN125 | 34 | 34 | 0 | 17 | 0 | 66 |
A2+A6 | 44 | 23 | 68 | 44 | 129 | 130 |
A3+IC1 | 32 | 0 | 79 | 47 | 124 | 63 |
A4+IP4 | 15 | 136 | 76 | 45 | 145 | 103 |
IP5 | 86 | 70 | 53 | 35 | 69 | 102 |
IP3 | 107 | 81 | 146 | 54 | 80 | 67 |
Cálculo da dimensão da amostra para um intervalo de confiança de 95% [número de chamadas] | |||
---|---|---|---|
Qualidade Áudio | |||
Precisão: 0,1 | |||
Optimus | Vodafone | TMN | |
Aveiro | 45 | 63 | 84 |
Beja | 39 | 61 | 73 |
Braga | 84 | 83 | 98 |
Bragança | 45 | 59 | 69 |
Castelo Branco | 80 | 29 | 52 |
Coimbra | 61 | 69 | 88 |
Évora | 65 | 41 | 71 |
Faro | 69 | 61 | 73 |
Guarda | 58 | 77 | 94 |
Leiria | 65 | 61 | 81 |
Portalegre | 60 | 24 | 49 |
Santarém | 69 | 48 | 82 |
Setúbal | 65 | 41 | 83 |
Viana do Castelo | 53 | 48 | 92 |
Vila Real | 44 | 65 | 66 |
Viseu | 57 | 80 | 79 |
Grande Porto | 71 | 95 | 88 |
Grande Lisboa | 77 | 77 | 91 |
A5+IC19 | 80 | 92 | 91 |
A1 | 70 | 81 | 81 |
A1+IP6+IP2 | 77 | 69 | 66 |
A2+A22 | 61 | 61 | 74 |
EN125 | 68 | 79 | 64 |
A2+A6 | 65 | 61 | 67 |
A3+IC1 | 53 | 55 | 79 |
A4+IP4 | 56 | 81 | 77 |
IP5 | 74 | 77 | 85 |
IP3 | 83 | 86 | 82 |