Metodologia


/ Atualizado em 02.03.2004
A metodologia seguida neste estudo assenta em 3 aspectos fundamentais:

a) Medidas extremo-a-extremo: As medições são efectuadas entre um ponto terminal de uma rede móvel e um ponto terminal de uma rede fixa.

Os testes extremo-a-extremo apresentam como benefícios:

  • O mesmo ponto-de-vista do consumidor;
  • Reflectem os problemas da interligação que ocorrem, da forma como estes são sentidos pelos consumidores;
  • Possibilita a selecção de amostras por forma a que os resultados reflictam a realidade sentida pela generalidade dos consumidores (selecção de percursos, número e duração das chamadas, período horário de realização de medidas, etc.);
  • Permitem conhecer e localizar os problemas que afectam as redes;
  • Permitem ainda analisar e comparar o desempenho de várias redes.

b) Imparcialidade: As medições são efectuadas em simultâneo, no tempo e no espaço, para os três operadores (OPTIMUS, VODAFONE e TMN), garantindo-se assim igualdade de condições de teste.

c) Objectividade: Os testes são realizados de uma forma totalmente automática pelo sistema. Consegue-se assim eliminar a subjectividade inerente à intervenção ou decisão humana.

Os testes consistiram no estabelecimento e manutenção de chamadas de voz nas seguintes condições:

1. Foram efectuados testes entre terminais das redes móveis e do SFT (Serviço Fixo de Telefone), que neste documento são designados ?Móvel-Fixo?.

Figura 4 - Origem e destino das chamadas de teste
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Figura 4 - Origem e Destino das chamadas de teste.

2. Durante a recolha de medidas os equipamentos terminais móveis (1 por operador) deslocaram?se ao longo do trajecto em estudo.

3. As chamadas foram inicializadas alternadamente pelos dois terminais, móvel e fixo.

4. O espaçamento temporal entre chamadas consecutivas foi de 150 segundos.

Figura 5 - Estrutura temporal de uma chamada de voz, realizada com o equipamento Datamat M366plus
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Figura 5 - Estrutura temporal de uma chamada de voz, realizada com o equipamento Datamat M366plus.

5. Depois do estabelecimento com sucesso da chamada, seguiu-se uma fase de conversação (simulação de uma conversação real) com duração máxima de 1004https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=55132 segundos (inferior se a chamada foi abandonada ou o tempo de estabelecimento tiver sido longo).

6. Durante a fase de conversação foram feitas medidas de qualidade áudio (MOS) em cada um dos extremos intervenientes na chamada.

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4 A duração média das chamadas de voz no 2.º trimestre de 2003 foi de 103,8 segundos.