Indicadores de qualidade de serviço


Com este estudo são analisados três indicadores de uma rede móvel, de importância fundamental, considerando a perspectiva de qualidade na óptica do utilizador:

a) Cobertura: Verificação dos níveis de sinal.

O equipamento de teste utilizado permite efectuar medidas do nível de sinal recebido pelo terminal móvel. Estas medidas são efectuadas no canal de controlo BCCH1https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=55129 , pelo que não são afectadas por algoritmos de frequency hopping e downlink power control.

Todas as medidas são georeferenciadas, permitindo efectuar a sua representação gráfica num mapa à posteriori, o que facilita a visualização dos níveis de cobertura de cada operador nos trajectos analisados.

Tabela 1 - Nível de sinal no canal de controlo
Nível de Sinal (dBm)
> -100 Cobertura
> -110 Ù <= -100 Má Cobertura
<= -110 Ausência de Cobertura

b) Acessibilidade: Consiste em verificar a capacidade de estabelecimento de chamadas, de uma rede móvel.

É verificada a capacidade de estabelecimento, com sucesso, de comunicações de voz entre dois extremos: um terminal de uma rede móvel e um terminal de uma rede fixa.

Nos casos em que não é possível estabelecer a comunicação ou esta é abandonada já na fase de conversação, o sistema de testes identifica a causa desse insucesso ou abandono.

c) Qualidade Áudio: Consiste em verificar a perceptividade das conversações mediante o estabelecimento de uma ligação com sucesso e durante um período de tempo pré-definido.

Para se fazerem as medidas deste indicador é simulada, pelo sistema, uma conversação telefónica entre dois utilizadores.

O método de avaliação da qualidade áudio, tal como é sentida pelos utilizadores, tem por base o modelo ?E-Model?, que é recomendado por organismos internacionais como o ETSI2https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=55130 (ETR 250) e o ITU3https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=55131 (ITU-T Recommendation G.107). Com base neste modelo é calculado o índice MOS (Mean Opinion Score).

Figura 3 - Metodologia utilizada para aferição da qualidade áudio
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Figura 3 - Metodologia utilizada para aferição da qualidade áudio.

A escala MOS quantifica o esforço necessário para se perceber uma conversação. Tem o valor 0 quando não há comunicação e 5 quando a comunicação é perfeita.

Tabela 2 - Escala MOS
MOS Qualidade
5 Excelente
4 Boa
3 Aceitável
2 Pobre
1

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1 Broadcast Control Channel - Transporta informação a todos os terminais móveis (MS?s) servidos por uma determinada BTS (Base Transceiver Station). É transmitido no modo downlink e transporta numerosos parâmetros, tais como: CI (Cell Identity), LAC (Local Area Code), MCC (Mobile Country Code), MNC (Mobile Network Code), Algoritmo de FH (Frequency Hopping).
2 European Telecommunications Standards Institute.
3 International Telecommunications Union.