Eleições na APDC


/ Atualizado em 11.10.2004

Norberto Fernandes foi eleito, a 25 de Fevereiro, presidente da direcção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC). A única lista sujeita a escrutínio integrou Raúl Junqueiro, como candidato ao cargo de presidente da Assembleia Geral, e Luís Ribeiro, como presidente do Conselho Fiscal. Os novos corpos sociais da APDC, criada em 1984, vão liderar o triénio 2003-2006, sob o lema ?Uma associação para os novos tempos do sector?.

Informação adicional em: Eleições 2003 - APDChttp://www.apdc.pt/

As comunicações e o investimento estrangeiro

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) realizou uma conferência subordinada ao tema ?Portugal visto do exterior - os investidores estrangeiros nas comunicações?, que decorreu em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, a 25 de Fevereiro.

A sessão de abertura delineou as três principais linhas orientadoras da conferência: a necessidade de debater o estado actual das comunicações em Portugal; o problema da falta de investimento interno no nosso país e a sua consequente procura no exterior; e as mudanças que devem ocorrer para se registar uma atracção do investimento estrangeiro.

As principais conclusões desta conferência centram-se na constatação da elevada burocracia do sistema português, no actual panorama económico do país, na baixa qualificação dos recursos humanos e na reduzida produtividade como as principais condicionantes para o investimento estrangeiro em Portugal. Todavia, Portugal, tal como salientado, apresenta várias vantagens naturais competitivas: segurança, ausência de riscos cambiais, estabilidade, capacidade de gestão, infraestruturas modernas, cultura flexível e aberta, potencialidades geo-estratégicas e únicas condições meteorológicas na Europa.

Ver: Sítio da APDChttp://www.apdc.pt/