Qualidade de serviço das Redes Móveis


/ Atualizado em 10.10.2002

As três redes móveis que operam em Portugal apresentam um nível de cobertura e desempenho considerado "muito bom", de acordo com o estudo "Aferição da Qualidade de Serviço das Redes Móveis GSM", realizado pelo terceiro ano consecutivo pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

O estudo baseia-se, à semelhança dos anteriores, na análise de três indicadores de qualidade: acessibilidade, qualidade audio e cobertura.

No que respeita à acessibilidade, ou seja, à capacidade de encaminhamento de chamadas pela rede, verificou-se que 95 por cento das chamadas de teste foram efectuadas com êxito. No entanto, existem diferenças significativas entre o continente e as regiões autónomas. Nas ilhas, há genericamente diferenças marcadas na acessibilidade entre as zonas urbanas e os eixos rodoviários. Mas a situação piora substancialmente nos Açores, onde se registam zonas não cobertas por algumas redes e onde 28 por cento das chamadas foram abandonadas. As ilhas açorianas evidenciam assim a necessidade de reforço de investimento dos operadores.

Quanto à qualidade audio, 99,4 por cento das chamadas realizadas obtiveram resultados médios bons ou aceitáveis.

Os valores obtidos relativamente a estes dois indicadores foram considerados bastante razoáveis, sobretudo face ao acréscimo de 3 milhões de utilizadores nos dois últimos anos.

Já a cobertura apresenta bons níveis no continente e na região autónoma da Madeira, mas revela-se insuficiente ou inexistente nos Açores, nas zonas menos densamente povoadas e nos eixos rodoviários. Um dos três operadores móveis, a Optimus, está mesmo ausente em quatro ilhas açorianas: Flores, Corvo, Santa Maria e Graciosa.

A amostra seleccionada representa 45 por cento da população portuguesa. A recolha de medidas no terreno decorreu entre 18 de Fevereiro e 20 de Junho deste ano, tendo sido efectuadas perto de 50 mil chamadas nas maiores cidades e eixos rodoviários do País. A Optimus, Vodafone e TMN, além da DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, participaram na definição metodológica dos testes, efectuados de modo totalmente automático e em condições de igualdade para os três operadores.


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