ANACOM com novo presidente


/ Atualizado em 10.07.2002

Álvaro Dâmaso sucede a Luís Nazaré na liderança da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). Nomeado por Carlos Tavares, ministro da Economia, Álvaro Dâmaso, jurista de 53 anos, é considerado um especialista na área da regulação. Do seu currículo constam a presidência da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e do Banco Comercial dos Açores. Álvaro Dâmaso foi ainda administrador-delegado da Bolsa de Valores de Lisboa, administrador do Banco Nacional Ultramarino e secretário regional das Finanças e do Trabalho nos Açores, além de líder do Partido Social Democrata regional. É natural da região autónoma dos Açores.

O novo Conselho de Administração (CA) da ANACOM é formado ainda por José Alfredo de Carvalho Saraiva Mendes, engenheiro electrotécnico e de telecomunicações, ex-administrador da Marconi e dos CTT/ TLP, administrador-delegado da Alcatel Portugal e, recentemente, administrador da GDP/ Transgás, e por Maria do Carmo Félix da Costa Seabra, economista e professora associada da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

A tomada de posse do primeiro Conselho de Administração da ANACOM, nomeado ao abrigo dos novos estatutos, em vigor desde 6 de Janeiro, está prevista para 8 de Julho.

Luís Nazaré foi presidente do ICP-ANACOM desde Julho de 1998 até à actualidade. Integraram o CA anterior, ainda, João Confraria e Marques de Miranda.