Divulgadas estatísticas do 4.º trimestre de 2010


A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) publicou recentemente a informação estatística relativa ao 4.º trimestre de 2010 (4T10) sobre os serviços de comunicações electrónicas e serviços postais.

Serviços Postais

Serviço de acesso à internet

Televisão por subscrição

Serviço telefónico fixo

Serviço telefónico móvel


Serviços Postais

No 4T10, o tráfego total dos serviços postais aumentou 4,3 por cento em comparação com o trimestre anterior, atingindo cerca de 280 milhões de objectos. Trata-se, porém, de um habitual aumento sazonal no trimestre em questão, já que, em termos homólogos, regista-se uma quebra de 5 por cento, evolução em linha com a tendência de descida de tráfego nos últimos anos.

Serviço de acesso à internet

A banda larga continua a dominar o panorama da Internet em Portugal, constatando-se a existência, no final do 4T10, de cerca de 2,6 milhões de utilizadores que efectivamente utilizaram Internet em banda larga móvel, dos quais 1,3 milhões através de placas/modem, e cerca de 2,1 milhões de clientes com acessos à Internet fixos, dos quais 2,08 milhões em banda larga.

Televisão por subscrição

O serviço de TV por subscrição (STVS) foi fortemente impulsionado no 4T10 pelos acessos FTTH/FTTB e, em segundo lugar, pelas ‘outras tecnologias’ de acesso (rede telefónica pública (xDSL/IP) e FWA), que representam, em conjunto, cerca de 97% dos novos clientes (em termos líquidos).

Serviço telefónico fixo

O parque de acessos telefónicos principais instalados a pedido de clientes rondava 4,4 milhões no final do 4T10, correspondendo a uma penetração de cerca de 41,3 acessos por 100 habitantes. Em relação ao trimestre anterior, verificou-se um aumento de 0,4 por cento no número de acessos, subida que é maior em termos anuais, na ordem dos 4 por cento.

Serviço telefónico móvel

No final do 4T10, existiam 16,47 milhões de estações móveis activas associadas a planos tarifários pós-pagos, pré-pagos e planos combinados/híbridos, mais 2,1 por cento do que no trimestre anterior. Destas, 81,9 por cento (cerca de 13,5 milhões) foram efectivamente utilizadas no último mês do trimestre, menos 0,1 pontos percentuais do que no 3.º trimestre de 2010.