TDT - novos testes a descodificadores de sinal


Foram recentemente divulgados pela DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor os resultados dos novos testes comparativos de caixas descodificadoras de sinal (set-top-boxes) para a televisão digital terrestre (TDT), que passaram a abranger 29 equipamentos, contra os 16 anteriormente testados. Realizados no âmbito do protocolo assinado entre a ANACOM e a DECO, os testes efectuados revelam que o desempenho e o preço dos descodificadores variam muito, mas em todos eles a imagem não decepciona, mesmo ligados a televisores convencionais (CRT). A escolha acertada coube ao descodificador Denver DMB-105HD, tendo o Televes TDT 7151 sido considerado o melhor do teste. Há 5 aparelhos que a DECO não recomenda, sobretudo pelo elevado consumo energético em stand-by: entre 10,2 W (CGV Premio HD-W) e 17,4 W (Univers by FTE U6000), quando o limite fixado pela Comissão Europeia fica em 2 watts. Até ao fim das actuais emissões televisivas analógicas (switch-off), previsto para 26 de Abril de 2012, serão realizados novos testes ao desempenho e ao preço dos descodificadores para TDT.

TDT - DECO divulga resultados de novos testes a descodificadores de sinalhttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1067522

Ainda no âmbito da TDT, a DECO divulgou recentemente informação sobre os procedimentos a seguir nas ligações entre o televisor, a antena e, eventualmente, o descodificador de sinal, para receber a nova televisão digital terrestre.

TDT: ligações técnicas explicadas pela DECOhttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1066910