Qualidade dos serviços de SMS e MMS - novo relatório


/ Atualizado em 26.11.2008

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) divulgou recentemente o seu último relatório de avaliação da qualidade dos serviços de mensagens curtas (SMS) e de mensagens multimédia (MMS) disponibilizados pelos operadores Sonaecom (Optimus), TMN e Vodafone Portugal, através da análise de parâmetros técnicos que traduzem a percepção de qualidade na óptica do utilizador. A avaliação realizada revelou o muito bom desempenho destes serviços, com taxas de entrega de mensagens superiores a 98% e com tempos médios de entrega inferiores a 9 segundos, no SMS, e 54 segundos, no MMS. No que se refere em concreto ao serviço de mensagens curtas, os resultados não evidenciam diferenças significativas entre operadores, com excepção para o serviço prestado pela Sonaecom (Optimus) no período compreendido entre as 21h e as 24h. Não se verificaram igualmente diferenças significativas entre operadores nos registos do MMS, a não ser no parâmetro dos ''tempos médios de entrega de mensagens'' em cuja avaliação se observou que a Sonaecom (Optimus) e a Vodafone Portugal registaram tempos na ordem dos 35 segundos, enquanto a TMN atingiu um tempo médio de 53,4 segundos. No total, foram enviadas 15.117 mensagens de teste, o que corresponde, aproximadamente, a 72 horas de medidas.

Qualidade dos serviços de SMS e MMShttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=694438