Metodologia
Aspectos fundamentais
A metodologia seguida neste estudo assenta em 3 aspectos fundamentais:
a) Medidas extremo-a-extremo: As medições são efectuadas entre pontos extremos da mesma rede móvel;
b) Imparcialidade: As medições são efectuadas em simultâneo, no tempo e no espaço, para os três operadores (OPTIMUS, VODAFONE e TMN), garantindo-se assim igualdade de condições de teste;
c) Objectividade: Os testes são realizados de uma forma totalmente automática, eliminando-se a subjectividade inerente à intervenção ou decisão humana.
Indicadores de qualidade de serviço
Neste estudo são analisados indicadores, de importância fundamental, considerando a perspectiva de qualidade na óptica do utilizador, a saber:
a) Acessibilidade SMS: entendida como a probabilidade de um envio de SMS decorrer com sucesso, ou seja, é a razão entre o número de envios de SMS bem sucedidos (SMS?s recebidas pelo Centro de Mensagens) e o número total de envios efectuados.
b) Tempo de entrega de SMS: Tempo que decorre entre o envio com sucesso de uma SMS, pelo equipamento terminal de origem, e a recepção dessa mesma SMS, pelo equipamento terminal de destino.
c) Taxa de entrega de SMS?s: Relação entre o número de SMS?s que foram recebidas pelo terminal de destino e o número de SMS?s enviadas pelo terminal de origem.
Não serão contabilizadas SMS?s recebidas em duplicado, que apresentem erros e que não sejam entregues dentro de uma janela de tempo pré-definida.
Uma SMS será considerada recebida com erro desde que, pelo menos, um dos seus bits não esteja correcto.
A janela de tempo para entrega de uma SMS será de 175 segundos, tal como especificado pelo ETSI European Telecommunications Standards Institute (TS 102 250-5 V1.1.1 (2004-09)).
Procedimentos de realização das medidas
Os testes ao Serviço de Mensagens Curtas (SMS) são realizados nas seguintes condições:
1. Entre terminais da mesma Rede Móvel (Móvel Móvel Intra-Rede);
2. Os equipamentos terminais são mantidos estáticos em locais com adequada cobertura;
3. Os terminais funcionam como originadores e receptores de SMS?s;
4. O intervalo entre envios consecutivos de SMS?s por um terminal é de 70 segundos, tal como especificado pelo ETSI European Telecommunications Standards Institute (TS 102 250-5 V1.1.1 (2004-09));
5. A janela de tempo para entrega de uma SMS é de 175 segundos, tal como especificado pelo ETSI European Telecommunications Standards Institute (TS 102 250-5 V1.1.1 (2004-09)).
Locais visados
Nesta primeira aferição do Serviço de Mensagens Curtas (SMS), os equipamentos de teste e medida foram colocados, nas cidades de Lisboa e Porto, em locais com adequada cobertura das redes móveis.
Dimensão da amostra
Tendo em vista a análise do comportamento das redes ao longo do tempo (horas mais carregadas vs. horas de vazio; dias úteis vs. fim-de-semana) foram realizados testes contínuos durante uma semana.
Assim, considerando o intervalo entre envios consecutivos de SMS e ainda o facto de serem enviados simultaneamente SMS?s a partir dos equipamentos terminais localizados em Lisboa e no Porto, obteve-se a amostra que se apresenta na Tabela 1.
Estudo SMS | Lisboa e Porto | Operador | N.º Mensagens |
OPTIMUS | 17.180 | ||
TMN | 17.178 | ||
VODAFONE | 17.180 | ||
Total |
51.538 |
Equipamento de teste e medida
Para a realização destes testes a ANACOM utilizou o equipamento de teste e medida DATAMAT M366plus que é um analisador de Qualidade de Serviço para redes GSM.