ECC TG3 - Helsínquia


/ Atualizado em 24.07.2006

Decorreu de 26 a 29 de Abril, em Helsínquia, na Finlândia, o oitavo encontro do grupo de trabalho ECC TG3 - UWB (Ultra Wideband).

Actualmente o TG3 assenta em novos termos de referência, aprovados na reunião do ECC de Março. O trabalho a desenvolver pelo grupo deverá ser finalizado até Outubro de 2005, tendo como prioridade encontrar uma solução reguladora para aplicações UWB de comunicação e para sistemas de visualização GPR (Ground Probing Radar) e WPR (Wall Probing Radar). A indústria pretende que até Outubro seja também definida uma solução reguladora para as aplicações UWB sensors, novas aplicações que foram discutidas neste encontro do TG3.

Foram preparadas as contribuições a enviar para o quinto encontro do grupo TG1/8 do SG1 (Comissão de Estudos 1) do Sector das Radiocomunicações da União Internacional das Telecomunicações (UIT-R), sendo de salientar que se pretende a inclusão da futura máscara da CEPT na recomendação SM.[UWB.CHAR], como alternativa à máscara proposta pelos Estados Unidos da América.

Para desenvolver a solução reguladora para a introdução dos UWB na Europa, vão ser realizadas análises de impacto baseadas num limite de PSD (Power Spectral Density) de - 55 dBm/MHz para os UWB, na faixa dos 3,1 aos 10,6 GHz, e serão também realizados estudos complementares baseados em cenários de coexistência entre aplicações UWB e outros serviços rádio. De referir que o modelo para a realização destes últimos estudos ainda está a ser definido.

Das quatro campanhas de medidas previstas para avaliar a interferência provocada pelas aplicações UWB três já foram finalizadas, tendo sido apresentados os respectivos resultados neste encontro.