Reunião do ECC WG NaN - Oslo


Decorreu em Oslo (Noruega), a 22 e 23 de outubro de 2014, a 9.ª reunião do Grupo de Trabalho Numeração e Redes (WG NaN) do ECC.

Este grupo de trabalho tem como objetivos principais o desenvolvimento de planos de numeração nacionais e internacionais de forma harmonizada na Europa e a verificação dos impactos da evolução da tecnologia na regulação.

Em resultado desta reunião destaca-se aprovação final do ECC Report 225 on "Establishing Criteria for the Accuracy and Reliability of Caller Location Information in Support of Emergency Services" após a realização da respetiva consulta pública. O documento é considerado um importante marco para os diferentes intervenientes no sector (onde se incluem os operadores) e a comunidade associada aos serviços de emergência ao apontar e sinalizar os aspectos mais relevantes a considerar na definição de critérios de precisão de fiabilidade da informação de localização nas chamadas para o serviço de emergência. O documento será oportunamente publicado no sítio do Gabinete Europeu de Comunicações (ECO).

Foram ainda aprovados para consulta pública os seguintes documentos:

  • Draft ECC Recommendation - Guidelines for fundamental changes to national numbering and dialling plans que, em resultado da evolução tecnológica verificada no sector das telecomunicações desde 1998 e da entrada em vigor do quadro regulamentar europeu em 2002, substituirá a recomendação “ECTRA/REC(98)04) on Guidelines for fundamental changes to National Numbering and Dialling Plans. Esta recomendação apresenta um conjunto de recomendações a considerar quando se pretende introduzir alterações significativas ao plano de numeração (e.g. fecho do plano de marcação, redução/eliminação de áreas geográficas, capacidade suficiente de números para satisfazer a procura de serviços emergentes);

  • Draft ECC Recommendation - Provision of Comparable Information on Retail Internet Access Service Quality que pretende ir no sentido da harmonização dos parâmetros mínimos que devem ser medidos na avaliação e comparação de prestadores do serviço de acesso à Internet (ISP), recomendando, entre outros, os parâmetros a medir, designadamente a metodologia de teste e a localização/colocação do servidor de teste, que devem estar associados à definição dos parâmetros de qualidade de serviço.

As referidas consultas públicas serão oportunamente divulgadas no sítio do ECO (ECC Public Consultation Link externo.http://www.cept.org/ecc/tools-and-services/ecc-public-consultation), podendo os eventuais interessados responder às mesmas, diretamente ao ponto de contacto indicado.