Comité Técnico 210 - Berlim


Decorreu nas instalações da Verband der Elektrotechnik, Elektronik und Informationstechnik (VDE) em Berlim (Alemanha), a 21 e 22 de maio, uma reunião do TC210 do Comité Europeu de Normalização (CENELEC), organismo europeu responsável pela normalização da compatibilidade eletromagnética (CEM).

Foi discutida a situação da norma EN50561-1 e o atraso na sua publicação. A decisão será tomada pelo Diretor da Directorate-General  Enterprise, e no caso de a decisão ser negativa a norma é publicada na mesma mas sem o anexo informativo relativo ao âmbito de cobertura dos requisitos essenciais, neste caso o de compatibilidade eletromagnética. Foi decidido redigir um texto a enviar ao Technical Board (BT) sintetizando as melhorias introduzidas na norma (filtros notchs fixos, filtros notchs dinâmicos, controlo da potência e switch off) e encorajando a listagem como norma harmonizada. O relatório sobre interferências, de Gerhard Bartak, concluiu que a faixa abaixo de 150 kHz encontra-se bastante congestionada e impossível de gerir, não sendo recomendável o seu uso.

Foi discutida a questão do dividendo digital na faixa de UHF, com as seguintes normas CEM envolvidas: EN55020 (norma de imunidade para recetores de radiodifusão), paralelamente à futura EN55035 (norma de imunidade para equipamentos multimédia) e EN50083 (norma de redes de cabo para sinais de televisão, sinais de som e serviços interativos). Foi sugerido focar os casos de interferências atual e encontrar soluções a nível de blindagem e filtragem. É também necessário trabalho no Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI) do lado do Long Term Evolution (LTE) - out of band emissions and idle mode e será necessário cooperar com o Comité de Comunicações Electrónicas (ECC).

Foi decidido reativar o grupo de trabalho (WG10) e o grupo de trabalho conjunto (JWG) entre os Comités Técnicos (TC210 e TC209) e ETSI com vista a descrever o novo ambiente rádio resultante da nova distribuição de frequências do dividendo digital (174-230MHz e 470-862MHz) para os amplificadores e antenas ativas, para além dos tuner’s dos recetores. Analisará requisitos in band do tuner, bem como a rejeição do canal adjacente (nomeadamente nos canais 60 e 59).

A questão dos ready made connecting devices foi novamente abordada, com a Noruega a recomendar que os fabricantes passem a declarar o tipo de cabo a usar e a norma aplicada, visto que a Diretiva CEM não se aplica (os cabos são passivos) e os regimes do tipo Kabel Keur não resolvem os problemas de CEM, visto serem qualitativos e não serem mandatórios.

Os fabricantes de recetores de televisão manifestaram preocupação com a implementação da base de dados prevista no âmbito do mandato para normalização dos Reconfigurable Radio Devices. O alerta será dado a nível da Comissão Electrotécnica Internacional (IEC) no que respeita à International Special Committee on Radio Interference (CISPR35). Será analisada a possibilidade de estender o ensaio de eficiência de blindagem a todas as faixas do tuner digital video broadcasting (DVB). Será analisada a representatividade do sinal sinusoidal de 80 por cento amplitude modulada (AM) para simular o idle mode do LTE. Será analisada também a adequação dos níveis de sinal no ensaio dentro do canal sintonizado.

Tendo em conta a revisão da Diretiva 2004/104/EC (Automotive), substituída pela Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas (UNECE) R10, será necessário rever a EN50498 (Product family standard for aftermarket electronic equipment in vehicles). Foi proposto que a definição de equipamento rádio inclua todos os ITE no âmbito da revisão da Diretiva 1999/5/EC (R&TTE).

A próxima reunião será em Bruxelas a 3 e 4 de dezembro de 2013 e a seguinte será a 13 e 14 de maio de 2014.