Presença na Internet


Em 2010 manteve-se a contínua actualização de informação disponibilizada no sítio do ICP-ANACOM, bem como a reformulação e criação de áreas temáticas, muitas vezes na sequência de alterações legislativas e regulamentares. Presente na Internet desde 1997, o sítio anacom.pt responde a uma obrigação estatutária, mas também ao objectivo de divulgar, junto dos diferentes tipos de públicos, informação actualizada referente ao sector.

Para além de um sítio dinâmico com uma ampla oferta de conteúdos informativos, interactivos e transaccionais, o ICP-ANACOM mantém, desde 2009, uma conta na rede social Twitterhttp://twitter.com/ICP_Anacomhttps://twitter.com/_ANACOM_ –, a qual contabilizava 859 seguidores a 31 de Dezembro de 2010. Esta plataforma constitui um reforço da disseminação da informação diariamente publicada no sítio oficial.

Durante o ano 2010, procedeu-se à renovação do balcão virtual de serviços electrónicos. Este upgrade, que conservou os formulários electrónicos de acesso público, introduziu o conceito de área reservada a utilizadores registados para executar processos em áreas como ITED-ITUR, serviço amador e amador por satélite, licenciamento radioeléctrico permanente e temporário de redes e estações de radiocomunicações. Os utilizadores podem agora usufruir de um conjunto de novas facilidades, das quais se destacam as seguintes:

  • protocolos seguros para acesso a dados pessoais e serviços reservados;
     
  • consulta do estado dos processos;
     
  • envio de documentação por via electrónica;
     
  • recepção de alertas relativos à gestão da conta do utilizador, designadamente avisos de expiração de registo;
     
  • revalidação de registo simplificada;
     
  • utilização opcional de teclado virtual para introdução de dados pessoais de acesso.

Estas áreas dão acesso a serviços electrónicos de forma dinâmica e segura e oferecem ainda:

  • apoio telefónico gratuito ao preenchimento dos formulários;
     
  • mais informação de apoio ao preenchimento dos formulários;
     
  • melhor usabilidade e mais alternativas de acesso através de dispositivos móveis (telemóveis e smartphones);
     
  • possibilidade de envio de comentários e sugestões sobre os serviços disponíveis.

O «Assistente Virtual» que suporta a marca «A ANACOM Responde» pretende, de forma totalmente interactiva, esclarecer as dúvidas de qualquer cidadão sobre temáticas tão diversas como o roaming, a portabilidade, os serviços de valor acrescentado baseados em SMS, entre outros, bem como monitorizar a utilização das perguntas recebidas pelos utilizadores e desenvolver, quando necessário, novas perguntas e respostas sobre assuntos não cobertos na base de conhecimento que serve o assistente.

Saliente-se que o sítio do ICP-ANACOM continua a manter os canais móvel e texto (ambos bilingues), sendo o primeiro especialmente utilizado por quem acede à Internet através de smartphones ou equipamentos wireless, enquanto o canal texto funciona como garante de plena acessibilidade a qualquer utilizador que pretenda consultar informação ou executar um processo via formulários de serviços electrónicos.

No domínio da acessibilidade e usabilidade, os trabalhos de aferição da qualidade do sítio promovidos em 2010 pela ANACOM mostram que também o canal gráfico oferece uma experiência de utilização amplamente satisfatória. Esta análise esteve a cargo da equipa HCIM – Human-Computer Interaction and Multimedia, parte integrante do Laboratório de Investigação LaSIGE, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e destacou como principal conclusão que o sítio está adaptado às necessidades dos utilizadores portadores de deficiências, num nível bastante acima do verificado em geral nos sítios da Internet abrangidos pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 155/2007, de 2 de Outubro.

Este processo contou posteriormente com uma etapa para detecção de barreiras ao acesso em que participaram pessoas portadoras de deficiência como cegueira, ambliopia e deficiências motoras finas e severas dos membros superiores, e também aqui o resultado da avaliação foi positivo.

No que respeita à visitabilidade do sítio, em 2010 o número total de visitas foi superior a dois milhões (2 279 034). Foram feitas cerca de 69 milhões de visualizações aos conteúdos informativos e transaccionais disponíveis (68 313 405), com um número médio diário de visitas na ordem das 187 000 páginas.

Refira-se, por último, a manutenção da colaboração com o Portal do Cidadão e com o Portal da Empresa, que constituem meios adicionais de divulgação de informação e de ampliação do universo de cidadãos e empresas com acesso aos serviços do órgão regulador nacional do sector das comunicações. No final de 2010, encontravam-se disponíveis no Portal do Cidadão doze serviços prestados pelo ICP-ANACOM, enquanto o Portal da Empresa dispunha de trinta e cinco serviços associados a esta Autoridade.