Reunião do TG11 do Comité Técnico ERM - Sophia Antipolis


Decorreu nas instalações do ETSI em Sophia Antipolis, a 11 e 12 de Março de 2010, a 24.ª reunião do grupo TG11 do Comité Técnico ERM.

A ANACOM apresentou ao grupo TG11 uma proposta que tem como principal objectivo integrar na nova versão da norma EN 300 328 a utilização de uma câmara semi-anecoica, para ensaios por radiação, nomeadamente medição de PIRE - Potência Isotrópica Radiada Equivalente. Dada a complexidade técnica dos comentários apresentados irá haver uma discussão offline para apresentar uma nova proposta de texto nas próximas semanas ao TG11 que será sujeita a aprovação na próxima reunião.  

A revisão da EN 300 328 ocupou praticamente toda a agenda da reunião, com o consenso de várias definições e conceitos pendentes tal como valores para o "Duty Cycle, Tx-sequence, Tx-gap, Hopping frequency separation e finalmente Medium Utilisation - MU para "Frequency Hopping equipment", bem como a possibilidade da inclusão de um modo de funcionamento para os implantes médicos, que permitam a sua leitura/programação com um MU>10% e finalmente o scope da norma mantém a exclusão dos equipamentos de banda ultra larga (UWB).

O responsável do TG11 teceu algumas considerações sobre esta revisão, nomeadamente o facto da nova versão da EN 300 328 vir a ter um impacto significativo na indústria pelas inúmeras alterações tanto em termos de conteúdo como de forma, sendo recomendável um período alargado de transição entre as duas versões de cerca de 36 meses após a publicação da versão 1.8.1, prevendo-se assim estar em vigor a versão 1.7.1 até 31 de Dezembro de 2014. A próxima reunião está agendada para os dias 6 e 7 de Maio de 2010, em Frankfurt.