4. O utilizador empresarial de comunicações eletrónicas


Apresenta-se de seguida a informação disponível sobre os utilizadores empresariais de comunicações eletrónicas.

O tecido empresarial português é composto maioritariamente por microempresas (96,4 por cento). As pequenas empresas representam 3,1 por cento do tecido empresarial, enquanto as médias empresas representam 0,5 por cento e as grandes empresas 0,1 por cento1,2.

No que diz respeito às micro, pequenas e médias empresas (PME) a fonte da informação que se apresenta de seguida resulta do Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas – PME, de dezembro de 20146.

Recorreu-se ainda ao “Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas” (IUTICE)7, da autoria do INE. Este inquérito apresenta informação relativa ao ano de 2015 e abrange as empresas com 10 ou mais pessoas ao serviço, sendo possível analisar especificamente as grandes empresas.

Sempre que possível, apresentam-se comparações internacionais, com base no inquérito “Information and Communication Technologies in enterprises8 promovido pela CE.

Notas
nt_title
 
1 Sistema de contas integradas das empresas, INE, 2013.
2 Consideram-se, neste contexto, os seguintes conceitos: microempresas ? empresas com menos de 10 pessoas ao serviço; pequenas empresas – empresas com 10 a 49 pessoas ao serviço; médias empresas – empresas com 50 a 249 pessoas ao serviço; grandes empresas – 250 ou mais pessoas ao serviço..