4.5 Nível de satisfação dos utilizadores empresariais e reclamações


No final de 2014, a satisfação média das PME com os serviços de comunicações eletrónicas encontrava-se, consoante os serviços, entre 7,3 e 7,9 numa escala de 1 (muito insatisfeito) a 10 (muito satisfeito).

Tabela 15 – Nível médio de satisfação com o serviço prestado pelo operador de cada um dos serviços de comunicações eletrónicas das PME

Conjugação de serviços (não necessariamente integrados em pacote)46

Serviços em pacote

Serviços fora de pacote

STF

SAIF

STM

SAIM

STM+STF+BLM+BLF

7,4

7,8

7,5

7,8

7,9

STM+STF+BLF

7,5

7,7

7,3

7,8

-

STM+STF+BLM+BLF+TVS

7,3

#

#

7,8

7,9

STF+BLF

7,2

#

#

-

-

STM+STF+BLF+TVS

7,2

#

#

7,8

-

STM+BLM

7,5

-

-

#

#

STF

-

7,9

-

-

-

Outras conjugações

7,3

7,2

#

7,6

7,9

Total

7,4

7,6

7,3

7,8

7,9

Unidade: escala de 1 (totalmente insatisfeito) a 10 (totalmente satisfeito)
Fonte: ANACOM, Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas, PME, dezembro 2014.
Base: Total de empresas com menos de 250 pessoas ao serviço, de acordo com a respetiva conjugação de serviços (não tem em conta as não respostas).
Nota 1: Nenhuma das médias é estatisticamente diferente da média total de cada coluna.
Nota 2: As margens de erro absolutas das médias numa escala de 1 a 10 não ultrapassam os 0,5 pontos absolutos. Não se divulgam as médias com dimensão amostral inferior a 30 unidades.
Nota 3: STF - Serviço telefónico fixo; STM - Serviço telefónico móvel; SAIF – Serviço de acesso à Internet fixa; SAIM – Serviço de acesso à Internet móvel; STVS – TV por subscrição.

As empresas tenderam a efetuar mais reclamações sobre os serviços existentes em pacote (28,6 por cento) do que fora de pacote.

Tabela 16 – Satisfação com os serviços prestados e reclamações - comparação entre os serviços de comunicações eletrónicas

 

Reclamações junto do prestador em 2014 (%)

 

Nível de satisfação média com o prestador (escala 1 a 10)

Serviços em pacote

28,6

Serviços em pacote

7,38

Serviços fixos fora de pacote (STF ou SAIF)

18,1 *

STF fora de pacote    

7,63

SAIF fora de pacote    

 7,31

Serviços móveis fora de pacote (STM ou SAIM)

6,7 *

STM fora de pacote    

7,79

SAIM fora de pacote    

7,94

Unidade: %; escala de 1 (totalmente insatisfeito) a 10 (totalmente satisfeito)
Fonte: ANACOM, Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas, PME, dezembro 2014.
Base: Total de empresas com menos de 250 pessoas ao serviço que possuem o respetivo serviço (não se incluem as não respostas).
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas relativas a proporções: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável. As margens de erro absolutas das médias numa escala de 1 a 10 não ultrapassam os 0,1 pontos absolutos.
Nota 2: STF - Serviço telefónico fixo; STM - Serviço telefónico móvel; SAIF – Serviço de acesso à Internet fixa; SAIM – Serviço de acesso à Internet móvel; STVS – TV por subscrição.

Não se registam diferenças estatisticamente significativas no nível de satisfação por tipo de pacote de serviço.

Gráfico 59 – Nível de satisfação médio dos clientes empresariais com os pacotes em multiple play

Não se registam diferenças estatisticamente significativas no nível de satisfação por tipo de pacote de serviço.

Unidade: escala 1 (totalmente insatisfeito) a 10 (totalmente satisfeito)
Fonte: ANACOM, Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas, PME, dezembro 2014.
Base: Empresas com menos de 250 pessoas ao serviço e que dispõem do respetivo pacote de serviços (não tem em conta as não respostas).
Nota: A precisão absoluta das respostas não é superior a 0,5 pontos.