No final de 2014, a satisfação média das PME com os serviços de comunicações eletrónicas encontrava-se, consoante os serviços, entre 7,3 e 7,9 numa escala de 1 (muito insatisfeito) a 10 (muito satisfeito).
Conjugação de serviços (não necessariamente integrados em pacote)46 |
Serviços em pacote |
Serviços fora de pacote |
|||
STF |
SAIF |
STM |
SAIM |
||
STM+STF+BLM+BLF |
7,4 |
7,8 |
7,5 |
7,8 |
7,9 |
STM+STF+BLF |
7,5 |
7,7 |
7,3 |
7,8 |
- |
STM+STF+BLM+BLF+TVS |
7,3 |
# |
# |
7,8 |
7,9 |
STF+BLF |
7,2 |
# |
# |
- |
- |
STM+STF+BLF+TVS |
7,2 |
# |
# |
7,8 |
- |
STM+BLM |
7,5 |
- |
- |
# |
# |
STF |
- |
7,9 |
- |
- |
- |
Outras conjugações |
7,3 |
7,2 |
# |
7,6 |
7,9 |
Total |
7,4 |
7,6 |
7,3 |
7,8 |
7,9 |
Unidade: escala de 1 (totalmente insatisfeito) a 10 (totalmente satisfeito)
Fonte: ANACOM, Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas, PME, dezembro 2014.
Base: Total de empresas com menos de 250 pessoas ao serviço, de acordo com a respetiva conjugação de serviços (não tem em conta as não respostas).
Nota 1: Nenhuma das médias é estatisticamente diferente da média total de cada coluna.
Nota 2: As margens de erro absolutas das médias numa escala de 1 a 10 não ultrapassam os 0,5 pontos absolutos. Não se divulgam as médias com dimensão amostral inferior a 30 unidades.
Nota 3: STF - Serviço telefónico fixo; STM - Serviço telefónico móvel; SAIF – Serviço de acesso à Internet fixa; SAIM – Serviço de acesso à Internet móvel; STVS – TV por subscrição.
As empresas tenderam a efetuar mais reclamações sobre os serviços existentes em pacote (28,6 por cento) do que fora de pacote.
|
Reclamações junto do prestador em 2014 (%) |
|
Nível de satisfação média com o prestador (escala 1 a 10) |
Serviços em pacote |
28,6 |
Serviços em pacote |
7,38 |
Serviços fixos fora de pacote (STF ou SAIF) |
18,1 * |
STF fora de pacote |
7,63 |
SAIF fora de pacote |
7,31 |
||
Serviços móveis fora de pacote (STM ou SAIM) |
6,7 * |
STM fora de pacote |
7,79 |
SAIM fora de pacote |
7,94 |
Unidade: %; escala de 1 (totalmente insatisfeito) a 10 (totalmente satisfeito)
Fonte: ANACOM, Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas, PME, dezembro 2014.
Base: Total de empresas com menos de 250 pessoas ao serviço que possuem o respetivo serviço (não se incluem as não respostas).
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas relativas a proporções: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável. As margens de erro absolutas das médias numa escala de 1 a 10 não ultrapassam os 0,1 pontos absolutos.
Nota 2: STF - Serviço telefónico fixo; STM - Serviço telefónico móvel; SAIF – Serviço de acesso à Internet fixa; SAIM – Serviço de acesso à Internet móvel; STVS – TV por subscrição.
Não se registam diferenças estatisticamente significativas no nível de satisfação por tipo de pacote de serviço.
Gráfico 59 – Nível de satisfação médio dos clientes empresariais com os pacotes em multiple play
Unidade: escala 1 (totalmente insatisfeito) a 10 (totalmente satisfeito)
Fonte: ANACOM, Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas, PME, dezembro 2014.
Base: Empresas com menos de 250 pessoas ao serviço e que dispõem do respetivo pacote de serviços (não tem em conta as não respostas).
Nota: A precisão absoluta das respostas não é superior a 0,5 pontos.