4.4 Forma de subscrição dos serviços: serviços individualizados e ofertas em pacote


O principal tipo de ofertas subscritas pelas PME são ofertas multiple play ou em pacote. A penetração deste tipo de ofertas tem vindo a crescer substancialmente. Os pacotes eram utilizados por 87,9 por cento das PME (+17,2 pontos percentuais que em 2012).

Gráfico 55 – Evolução da taxa de adesão a ofertas em pacote multiple play no segmento empresarial (PME)

O principal tipo de ofertas subscritas pelas PME são ofertas multiple play ou em pacote. A penetração deste tipo de ofertas tem vindo a crescer substancialmente.

Unidade: %
Fonte: ANACOM, Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas, PME, dezembro 2007, 2010, 2012 e 2014.
Base: Empresas com menos de 250 pessoas ao serviço.
Nota: Todas as estimativas são fiáveis (coeficiente de variação inferior a 10 por cento). A seta com orientação ascendente refere-se a um aumento estatisticamente significativo face ao período homólogo e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa.

Em 2014, os pacotes quádruplos (STM+STF+BLM+BLF) passaram a ser os mais utilizados entre as PME.

Gráfico 56 – Taxa de adesão a ofertas em pacote multiple play no segmento empresarial (PME) por modalidade

Em 2014, os pacotes quádruplos (STM+STF+BLM+BLF) passaram a ser os mais utilizados entre as PME.

Unidade: %
Fonte: ANACOM, Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas, PME, dezembro 2014.
Base: Empresas com menos de 250 pessoas ao serviço (não tem em conta as não respostas).
Nota: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável. A seta com orientação ascendente refere-se a um aumento estatisticamente significativo face ao período homólogo e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa.

Cerca de 27,2 por cento das empresas com pacotes multiple play dispunha da oferta quadruple play (STM+STF+BLM+BLF), que foi também a que mais cresceu nos últimos dois anos (+15,1 pontos percentuais).

O pacote STF+BLF desceu para 2.º lugar (20,6 por cento das PME com pacotes multiple play).

Gráfico 57 – Distribuição do tipo de ofertas em pacote multiple play no segmento empresarial

O pacote STF+BLF desceu para 2.º lugar (20,6 por cento das PME com pacotes multiple play).

Unidade: %
Fonte: ANACOM, Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas, PME, dezembro 2012 e 2014
Base: Empresas com menos de 250 pessoas ao serviço e com serviços em pacote (não tem em conta as não respostas).
Nota: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável. A seta com orientação ascendente refere-se a um aumento estatisticamente significativo face ao período homólogo e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa. Para maior detalhe, ver o apêndice no final do capítulo.

4.4.1 Penetração de pacotes de serviços por sector de atividade e dimensão da empresa

A posse de serviços em pacote nas suas diversas modalidades estava sobretudo associada ao sector de atividade (V de Cramer de 0,26).

O pacote quadruple play (STM+STF+BLM+BLF), o mais subscrito pelas PME com serviços em pacote (27,2 por cento), era sobretudo utilizado pelas empresas ligadas aos sectores da construção e do comércio.

Os pacotes STF+BLF e STM+STF+BLF eram relativamente mais utilizados pelas empresas dos sectores da indústria transformadora e do comércio.

Os «outros serviços»1 caraterizavam-se por utilizarem pacotes de serviços que integram o STVS (STM+STF+BLM+BLF+TVS, STF+BLF+TVS e STM+STF+BLF+TVS).

Gráfico 58 – Ofertas de pacote em multiple play no segmento empresarial (PME) por sector de atividade

Ofertas de pacote em multiple play no segmento empresarial (PME) por sector de atividade

Unidade: %
Fonte: ANACOM, Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas, PME, dezembro 2014.
Base: Empresas com menos de 250 pessoas ao serviço.
Nota 1: Os mínimos apresentados têm em conta somente as estimativas fiáveis e aceitáveis, podendo existir valores ainda mais baixos associados às estimativas não fiáveis (#), cujo coeficiente de variação é superior ou igual a 25 por cento.
Nota 2: Para maior detalhe, ver apêndice no final do capítulo.

Não se registavam diferenças significativas entre microempresas e pequenas e médias empresas no que respeita à subscrição da generalidade das modalidades de pacote de serviços.

Notas
nt_title
 
1 Os «outros serviços» incluem as seguintes secções: H (transportes e armazenagem), I (alojamento, restauração e similares), J (atividades de informação e de comunicação), K (atividades financeiras e de seguros), L (atividades imobiliárias), M (atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares) e N (atividades administrativas e dos serviços de apoio).