Relatório realizado pela ANACOM sobre o consumidor de comunicações eletrónicas em 2015, que sintetiza a informação recolhida sobre os utilizadores finais dos serviços de comunicações eletrónicas nos segmentos residencial e empresarial. Apresenta igualmente os dados disponíveis sobre os cidadãos e entidades que não subscrevem serviços de comunicações eletrónicas.
Esta informação é recolhida fundamentalmente através de inquéritos de natureza amostral, sendo que, para cada um dos segmentos de utilizadores indicados, se identificam os elementos seguintes:
- características e perfil dos utilizadores;
- tipo e nível de utilização dos vários serviços;
- nível de satisfação com os serviços prestados;
- motivos da eventual insatisfação;
- eventual existência de reclamações;
- mudança de prestador de serviços de comunicações eletrónicas, quando esta ocorreu.
No caso dos cidadãos e entidades que não subscrevem serviços de comunicações eletrónicas identificou-se o seu perfil e as eventuais barreiras à adesão aos serviços.
- Relatório ''O consumidor de comunicações eletrónicas 2015'' https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=385334