3. Valores dos IQS em 2016


Face ao acima exposto, os valores dos IQS reportados pelos CTT para o ano 2016 são os constantes da tabela seguinte.

Tabela 1. Valores dos IQS no ano 2016
Valores dos Indicadores de Qualidade de Serviço reportados pelos CTT para o ano 2016.

Fonte: CTT - cálculo de acordo com decisões ANACOM de 30.12.2014 e 02.03.2017.
Notas: D+X, significa entrega até X dia(s) úteis após depósito dos envios no ponto de receção de correio.
IR - Importância relativa.
N/A - Não aplicável.
Valores ainda não auditados.

De acordo com os valores constantes da tabela acima, constata-se que:

a) os seguintes IQS superaram os valores objetivo definidos para o ano:

  • IQS3 (demora de encaminhamento no correio azul - CAM);
  • IQS6 (demora de encaminhamento de jornais e publicações periódicas);
  • IQS8 (demora de encaminhamento no correio transfronteiriço intracomunitário (D+5));
  • IQS10 (tempo em fila de espera no atendimento);
  • IQS11 (demora de encaminhamento no correio registado).

b) os seguintes IQS não superaram os respetivos valores objetivo anuais, embora tenham superado os respetivos valores mínimos anuais:

  • IQS1 (demora de encaminhamento no correio normal);
  • IQS2 (demora de encaminhamento no correio azul no Continente);
  • IQS5 (correio azul não entregue até 10 dias úteis);
  • IQS7 (demora de encaminhamento no correio transfronteiriço intracomunitário (D+3));
  • IQS9 (demora de encaminhamento na encomenda normal).

c) o IQS4 não atingiu o valor objetivo e o valor mínimo, definidos para o ano;

d) o Indicador global de qualidade de serviço (IG) atingiu o valor de 1231.

Os CTT informaram que o comportamento menos favorável dos IQS em 2016 foi influenciado fundamentalmente por:

a) «alterações introduzidas no funcionamento de algumas unidades operacionais no centro de produção e logística de Lisboa, devido à implementação de upgrades tecnológicos, como seja a introdução da nova máquina de rest mail que implicou num primeiro momento importantes adaptações com reflexo em todo o ciclo operativo»;

b) «realização de diversos plenários de trabalhadores a nível nacional e realização de uma greve geral em 28 de março, com o consequente impacto negativo nas performances dos indicadores de qualidade»;

c) relativamente ao IQS9, «condicionamentos no transporte aéreo de encomendas nos fluxos com as Regiões Autónomas, em resultado da irregularidade e nem sempre suficiente capacidade de carga nos voos, bem como de fatores meteorológicos em algumas épocas do ano»;

d) relativamente ao IQS7, «[…] para além de estar dependente da atuação dos operadores postais de destino, uma vez que se trata de um indicador end-to-end, a sua evolução menos favorável durante o corrente ano pode também estar influenciada pela redução da dimensão da amostra verificada em 2016 no âmbito do sistema de medição UNEX2 promovido pela IPC3 e que parece ter-se verificado também com operadores de outros países».

No que respeita ao IQS4, uma vez que não foi atingido o respetivo valor mínimo, há lugar à aplicação do mecanismo de compensação previsto no artigo 7.º dos «Parâmetros de qualidade de serviço e objetivos de desempenho associados à prestação do serviço postal universal» fixados na decisão da ANACOM de 30.12.2014.

Notas
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1 O objetivo é ser igual ou superior a 100.
2 Unipost External Monitoring System.
3 International Post Corporation.