3.4 Ofertas em pacote



As ofertas em pacote tornaram-se a forma preferencial de aquisição de serviços de comunicações eletrónicas, justificando-se assim uma análise específica sobre esta realidade.

3.4.1 Utilização residencial de pacotes de serviços

De acordo com os dados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest, no final de 2015, 73 por cento dos agregados familiares portugueses com serviço telefónico11 utilizava serviços em pacote, mais 3,5 pontos percentuais do que no ano anterior.

Gráfico 22 – Evolução da taxa de adesão a ofertas em pacote multiple play no segmento residencial

De acordo com os dados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest, no final de 2015,73 por cento dos agregados familiares portugueses com serviço telefónico utilizava serviços em pacote, mais 3,5 pontos percentuais do que no ano anterior.

Unidade: %
Fonte: ANACOM, com base nos microdados do BTC da Marktest, 2T2009 a 4T2015
Base: Total de lares com serviço telefónico (não tem em conta as não respostas).
Nota: Todas as estimativas são fiáveis (coeficiente de variação inferior a 10 por cento). A seta com orientação ascendente refere-se a um aumento estatisticamente significativo face ao período homólogo e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa. Para maior detalhe, ver apêndice no final do capítulo.

De acordo com a CE, no início de 2014, Portugal apresentava uma taxa de adesão a ofertas em pacote multiple play superior à média da UE28 em cerca de 4 pontos percentuais (no final de 2009, Portugal encontrava-se 4 pontos percentuais abaixo da média da UE27).

Gráfico 23 – Taxa de adesão a ofertas em multiple play na UE28 (segmento residencial)

De acordo com a CE, no início de 2014, Portugal apresentava uma taxa de adesão a ofertas em pacote multiple play superior à média da UE28 em cerca de 4 pontos percentuais (no final de 2009, Portugal encontrava-se 4 pontos percentuais abaixo da média da UE27).

Unidade: %
Fonte: Cálculos ANACOM, com base em: E-Communications Household Survey, Special Eurobarometer 335, 381 e 396 / Wave EB72.5, EB76.4 e EB79.1 – TNS Opinion & Social; Trabalho de campo: novembro/dezembro 2009; dezembro 2011 e fevereiro/março 2013; Publicação Eurostat: outubro 2010, junho 2012 e agosto 2013 e E-Communications and Telecom Single Market Household Survey, Special Eurobarometer 414/Wave EB81.1 – TNS Opinion & Social; Trabalho de campo: janeiro 2014; Publicação CE: março de 2014
Base: Total de lares.
Nota 1: Para maior detalhe, ver apêndice no final do capítulo.
Nota 2: A seta com orientação ascendente refere-se a um aumento estatisticamente significativo face ao período homólogo e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa.

Tipos de pacote

O pacote de serviços mais utilizado é o triplo (STF+TVS+BLF). No final de 2015, representava 36,9 por cento dos lares com ofertas em pacote. Seguem-se as modalidades quíntupla (STF+TVS+BLF+BLM+STM) com 22,9 por cento e quádrupla (STF+TVS+BLF+STM) com 17,1 por cento.

As novas modalidades em pacote com STM estão cada vez mais presentes. As duas modalidades de pacotes com serviços móveis (STF+TVS+BLF+BLM+STM e STF+TVS+BLF+STM) representavam 40 por cento dos lares que optaram pelos serviços em pacote.

Gráfico 24 – Distribuição do tipo de ofertas em multiple play no segmento residencial

As novas modalidades em pacote com STM estão cada vez mais presentes. As duas modalidades de pacotes com serviços móveis (STF+TVS+BLF+BLM+STM e STF+TVS+BLF+STM) representavam 40 por cento dos lares que optaram pelos serviços em pacote.

Unidade: %
Fonte: ANACOM, com base nos microdados do BTC da Marktest, 4T2015.
Base: Total de lares com serviço de CE de voz e com serviços em pacote (não tem em conta as não respostas).
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.
Nota 2: Estes dados diferem dos resultados divulgados pela Marktest por razões metodológicas associadas à BLM. Para maior detalhe, ver apêndice no final do capítulo.

Penetração dos pacotes, por serviço

No final de 2015, de entre os que subscreviam o serviço de BLF, 98 por cento eram clientes de uma oferta em pacote multiple play, entre os que dispunham do STVS, 92 por cento aderiram a este tipo de ofertas e, entre os que subscreviam o STF, 88 por cento tinham este tipo de ofertas. Entre os indivíduos com 15 ou mais anos que dispunham do BLM a incidência de ofertas em pacote com serviços fixos atingiu uma penetração de 43 por cento e entre os que dispunham de STM a penetração atingiu os 35 por cento.

A propensão para dispor de uma oferta triple/quadruple/quintuple play é relativamente maior entre os clientes de BLF. Cerca de 90 por cento dos clientes de BLF tinham uma oferta triple/quadruple/quintuple play.

As ofertas quintuple play são relativamente mais utilizadas entre os clientes de BLM.

Gráfico 25 – Utilização dos serviços integrados em pacote no segmento residencial

As ofertas quintuple play são relativamente mais utilizadas entre os clientes de BLM.

Unidade: %
Fonte: ANACOM, com base nos microdados do BTC da Marktest, 4T2015.
Base: STF, TVS, BLF: Total de lares que dispõem do respetivo serviço de comunicações eletrónicas (não inclui as não respostas); STM, BLM: Total de indivíduos com 15 ou mais anos que dispõem do respetivo serviço (não inclui as não respostas)
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.
Nota 2: Estes dados diferem dos resultados divulgados pela Marktest por razões metodológicas associadas à BLM. Para maior detalhe, ver apêndice no final do capítulo.

No início de 2014, na UE28, a esmagadora maioria dos pacotes de serviços (91 por cento) incluía o SAI. Em Portugal, o serviço mais representado nos pacotes de serviços era, nessa data, o STVS (98 por cento). Na U.E., este serviço estava presente em 54 por cento dos pacotes.

Em Portugal, a presença do STF nos pacotes de serviços era ligeiramente superior à média da UE. No caso do STM, e apesar do crescimento verificado na subscrição desse serviço incluído em ofertas multiple play, em Portugal existe menor propensão para o mesmo estar integrado em pacote, face à média da UE.

Gráfico 26 – Serviços incluídos nas ofertas multiple play na UE28 (segmento residencial)

Em Portugal, a presença do STF nos pacotes de serviços era ligeiramente superior à média da UE. No caso do STM, e apesar do crescimento verificado na subscrição desse serviço incluído em ofertas multiple play, em Portugal existe menor propensão para o mesmo estar integrado em pacote, face à média da UE.

Unidade: %
Fonte: E-Communications and Telecom Single Market Household Survey, Special Eurobarometer 414/Wave EB81.1 – TNS Opinion & Social; Trabalho de campo: janeiro 2014; Publicação CE: março de 2014
Base: Total de lares que dispõem de ofertas em pacote multiple play.
Nota: Questão de escolha múltipla.

3.4.2 Caraterização do consumidor de serviços em pacote

De acordo com a informação do 4.º trimestre de 2015 do Barómetro de Telecomunicações da Marktest, e recorrendo à análise de clusters12, foi possível identificar dois grupos de utilizadores residenciais de pacotes multiple play. Por um lado, existe um grupo de utilizadores que não recorre ao serviço multiple play ou que apenas dispõe do STF e STVS conjugado ou não com o STM. Por outro, existe um segundo grupo constituído por aqueles que dispõem de ofertas multiple play com os três serviços fixos conjugados, ou não, com os serviços móveis STM e BLM (STF+BLF+STVS e STF+STM+BLF+BLM+STVS).

Estes grupos apresentam os seguintes perfis sociodemográficos:

  • O grupo 1 (sem serviços em pacote, utilizador double play STF+STVS ou utilizador triple play STF+STVS+STM) tem um peso de 32,4 por cento dos lares e é constituído por agregados familiares que tendem a ser de menor dimensão, com idosos, de classe social mais baixa e a residir na região Interior Norte. Os indivíduos que integram estes agregados pertencem a grupos etários mais elevados e apresentam níveis de escolaridade mais baixos. Tendem, igualmente, a fazer parte do grupo dos reformados;
  • O grupo 2 (pacotes com três serviços fixos combinados, ou não, com serviços móveis) tem um peso de 67,6 por cento dos lares e é integrado por agregados familiares mais numerosos, pertencentes à classe social média a alta e residentes na Grande Lisboa. Existe uma maior tendência para os indivíduos destes agregados serem jovens ou adultos em idade ativa, com níveis de escolaridade mais elevados e na situação de trabalhador, estudante ou desempregado.
Tabela 7 – Perfil dos utilizadores residenciais de serviços multiple play

 

GRUPO 1

GRUPO 2

Não utilizador de multiple play

ou utilizador STF+STVS ou STF+STVS+STM (32,4%)

Utilizador de pacotes com os três serviços fixos conjugados ou não com serviços móveis (67,6%)

 

grupo (%)

global(%)

 

grupo (%)

global

(%)

Serviços

 em pacote

Nenhum

41,0

27,2

STF+STVS+BLF

33,0

26,9

STF+STVS

17,4

6,9

STF+STVS+BLF+BLM+STM

22,0

16,7

STF+STVS+STM

5,9

2,2

 

 

 

Região

Interior Norte

22,9

19,3

Grande Lisboa

23,1

21,9

Dimensão familiar

Até 2 indivíduos

87,0

53,0

3 ou mais indivíduos

63,1

47,0

Escalão etário

55 ou mais anos

91,4

39,6

Menos de 55 anos

85,5

60,4

Nível de escolaridade

Até ao 1.º ciclo do EB

74,8

26,9

Ensino secundário e superior

64,9

47,3

Condição perante o trabalho

Reformado

77,0

28,2

Empregado

67,4

49,2

 

 

 

Estudante

11,3

7,6

 

 

 

Desempregado

14,1

11,3

Classe social

C2/D

85,1

57,7

A/B/C1

55,6

42,3

Unidade: %
Fonte: ANACOM, com base nos microdados do BTC da Marktest, 4.º trimestre de 2015
Base: Total de lares com serviços de comunicações eletrónicas de voz (não tem em conta as não respostas).
Nota 1: Análise de clusters pelo método k-means com duas classes. Os dois grupos identificados apresentam uma distância de 1,598.
Nota 2: A maioria das variáveis caraterizadoras utilizadas nesta análise não faz parte dos grupos de estratificação da amostra de lares (distrito e região Marktest), pelo que a respetiva informação terá um carácter meramente indicativo do perfil do utilizador de pacotes multiple play.
Nota 3: Classe A: classe alta; Classe B: classe média alta; Classe C1: classe média; Classe C2: classe média baixa; Classe D: classe baixa.
De entre as caraterísticas sociodemográficas e económicas acima mencionadas, destacam-se o nível de escolaridade e a classe social, que são aquelas que se encontram estatisticamente mais associadas à utilização, ou não, de serviços em pacote e às diversas modalidades existentes (V de Cramer entre 0,210 e 0,273).