3.2. Análise Técnica


A descrição da rede apresentada pela EML, apesar de sintética, corresponde ao expectável para os sistemas MSS. Aliás, o diagrama que a EML utilizou como ilustração da rede corresponde ao diagrama utilizado no Relatório CEPT REPORT 013, contendo a arquitetura de um sistema designado por “NEMO”, o mesmo que foi também utilizado no projeto de decisão submetido a procedimento de consulta previamente à adoção, pela ANACOM, da Decisão de 10 de novembro de 2011.

Com os esclarecimentos adicionais da EML, bem como após os contactos posteriores com a empresa, foram esclarecidas as dúvidas da ANACOM quanto ao desenvolvimento e entrada em serviço do satélite EchoStar 21, bem como quanto à infraestrutura core em geral.

Deste modo, a análise técnica do pedido da EML incidiu fundamentalmente nas eventuais restrições/condicionantes operacionais e técnicas do DUF ou da licença radioelétrica a atribuir à EML.

A análise abrangeu as quatro componentes dos sistemas MSS 2GHz:

  • O(s) satélite(s);
  • As estações terrenas;
  • As CGC;
  • Os equipamentos terminais (utilizadores finais).
Notas
nt_title
 
1 Este compromisso estava estabelecido na alínea c) do n.o1 do artigo 4.º da Decisão n.º 626/2008/CE.
2 ECC/DEC/(06)09 Link externo.https://docdb.cept.org/download/1601.
3 Direct Air to Ground Communications.
4 ''Adjacent band compatibility studies for aeronautical CGC systems operating in the bands 1980-2010 MHz and 2170-2200 MHz'' - aprovado em maio de 2015 (ECC Reports Link externo.http://www.erodocdb.dk/doks/doccategoryECC.aspx?doccatid=4).
5 Na terminologia do Relatório ''out-of-band power flux density (PFD)''.