Enquadramento


/ Atualizado em 07.01.2003

O UMTS - "Universal Mobile Telecommunications System" é um sistema de telecomunicações móveis da terceira geração, que constitui o elemento europeu da família global de sistemas móveis "International Mobile Telecommunications" 2000 (IMT-2000).

A 1ª geração identifica-se com os sistemas analógicos, em que o único serviço que é prestado é o serviço de voz. A 2ª geração caracteriza-se pela utilização de tecnologia digital, sendo já disponibilizados, para além do serviço de voz, serviços de dados de baixo ritmo (por exemplo, fax e mail electrónico). Em diversos casos é possibilitado, também, o Roaming Internacional. A 3ª geração, por seu turno, irá aproximar as redes móveis da capacidade das redes fixas, permitindo aos utilizadores móveis o acesso a serviços multimedia com ritmos até 2 Mbps, em adição aos serviços de voz e dados.

A introdução do UMTS em Portugal permite, por isso, ultrapassar algumas das limitações do sistema GSM, designadamente a capacidade e os baixos ritmos de transmissão, possibilitando a oferta de serviços avançados multimédia enquanto em movimento e independentemente da localização, no fundo, fornecendo o acesso móvel à Sociedade da Informação.

A videoconferência, acesso à Internet, compras online, SMS e paging, bem como o fax, para além da telefonia vocal, são exemplos de serviços que o sistema UMTS suporta.