OCDE publica relatório sobre a evolução da terminação móvel


A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgou o relatório Developments in Mobile Termination, que analisa a evolução dos preços de interligação grossistas para a telefonia móvel nos seus países membros.

O relatório revela que os preços de interligação grossistas para serviços da telefonia móvel ou taxas terminação móvel (MTR) diminuíram cinquenta e três por cento, entre 2006 e 2011, nos países da OCDE.

As taxas de terminação móvel representam os custos que os operadores de redes de telecomunicações (telefonia fixa, móvel e VoIP) pagam a outro operador pela entrega de chamadas telefónicas móveis nas diferentes redes.

De acordo com o relatório da OCDE, estes custos podem influenciar o modo como os operadores estruturam e flexibilizam as ofertas retalhistas. Assim, é recomendada no documento uma redução das taxas de terminação móvel para que se possa assegurar, por um lado, uma maior concorrência no mercado das telecomunicações e, por outro, se incentive uma maior utilização dos serviços móveis através de planos de chamadas ilimitadas flexíveis, aumentando assim a satisfação do consumidor. A redução das taxas de terminação móvel pode também contribuir como estímulo à inovação e à criação de novos serviços neste mercado.

O documento ressalva que, nalguns países e na sequência da intervenção das entidades reguladoras, os preços de interligação do serviço móvel diminuíram, mas que há ainda espaço para mais reduções.


Consulte:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: