A ANACOM tem vindo a receber diversos pedidos de esclarecimento sobre os procedimentos a adoptar pelos utilizadores para a desactivação e reactivação da mensagem on-line, que informa qual a nova rede a que pertence o número marcado, disponível nas chamadas nacionais de voz entre redes de operadores do serviço telefónico móvel destinadas a números portados.
Desde 30 de Junho de 2003 que, nos termos da deliberação de 27 de Fevereiro de 2003, os operadores do serviço telefónico móvel disponibilizam esse aviso gratuito on-line. A mesma deliberação prevê que, sempre que tecnicamente viável, estes operadores procedam à implementação de soluções que permitam que, por vontade do cliente chamador e sem encargos para este, seja inibida a audição do anúncio on-line.
Neste contexto divulga-se a informação disponível sobre os procedimentos da Optimus, Vodafone e TMN, por forma a possibilitar, gratuitamente, a desactivação ou a reactivação desse aviso.
Operadores |
Procedimentos para a desactivação da audição do aviso on-line |
Procedimentos para a reactivação da audição do aviso on-line |
Optimus |
O cliente Optimus deverá:
1) Marcar o número 1242 (serviço de atendimento automático);
2) Seleccionar a opção 2 (opção de activação / desactivação do aviso de portabilidade);
3) Seleccionar, de seguida, a opção 1 (opção de desactivação do aviso de portabilidade);
4) Confirmar a sua escolha, digitando novamente a opção 1. |
O cliente Optimus deverá:
1) Marcar o número 1242 (serviço de atendimento automático);
2) Seleccionar a opção 2 (opção de activação / desactivação do aviso de portabilidade);
3) Seleccionar, de seguida, a opção 2 (opção de activação do aviso de portabilidade); 4) Confirmar a sua escolha, digitando novamente a opção 2.
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Vodafone |
O cliente Vodafone deverá: Marcar o número 1278. Escutará a seguinte mensagem: “Vodafone, o anúncio de portabilidade foi desactivado”:
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O cliente Vodafone deverá:
Marcar novamente o número 1278. Neste caso, estará disponível a seguinte mensagem: “Vodafone, o anúncio de portabilidade foi activado”. |
TMN |
Por motivos técnicos, a TMN não disponibiliza esta funcionalidade. O operador prevê a sua implementação no 2º semestre de 2005. |
Consulte:
- Redes móveis - anúncio de portabilidade https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=130319
- Informação ao público sobre a portabilidade e sobre o preço de chamadas para números portados https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=695378
Informação relacionada no sítio da ANACOM:
- Portabilidade - elementos exigíveis para a denúncia do contrato https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=182815
- Folheto Informativo sobre Portabilidade https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=110295
- Serviços informativos de preços de chamadas para números portados https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=38615