1. Recursos humanos


No âmbito da estratégia de gestão das suas pessoas, a atuação do ICP-ANACOM em 2014 visou dar continuidade à implementação e consolidação de um conjunto de práticas com vista ao desenvolvimento da organização e à promoção da excelência dos seus recursos humanos, fator crítico de sucesso para o pleno atingimento dos objetivos estratégicos bem como para uma resposta sustentada aos desafios futuros do regulador.

Com vista à promoção de uma cultura organizacional mais aberta à mudança, reforçando o espírito de pertença, a dinamização da comunicação interna e o alinhamento e desenvolvimento das pessoas e equipas com as prioridades estratégicas do ICP-ANACOM, foi desenhado e lançado um projeto transversal de desenvolvimento da cultura organizacional Ser ANACOM cuja concretização tem continuidade em 2015.

Em 2014, e para além da aposta no reforço da cultura interna, foram reforçados os seguintes pilares estratégicos de atuação:

  • O modelo de gestão integrada de capital humano assente em competências técnico-funcionais, incluindo competências de liderança e gestão e transversais.
  • O modelo de avaliação de desempenho, que foi revisto, tendo passado a incluir competências técnicas.
  • Iniciativas de cidadania com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade (com destaque para o programa anual de estágios profissionais).

Salientam-se, em particular, as seguintes iniciativas prosseguidas em 2014 em matéria da gestão de pessoas, consideradas essenciais para o sucesso da atuação do ICP-ANACOM:

  • A implementação do mencionado projeto Ser ANACOM, alicerçado em iniciativas transversais de comunicação interna e de formação e desenvolvimento com o objetivo de reforçar o alinhamento, a mobilização e o compromisso de todos os colaboradores.
  • O levantamento e mapeamento do perfil de competências técnico-funcionais em toda a organização e a integração das competências de liderança e gestão e transversais no modelo de gestão integrada de capital humano que visa promover a cultura de excelência.
  • O desenho de um projeto global de formação e desenvolvimento assente em programas formativos integrados que desenvolvam as competências críticas para a atividade e potenciem a evolução e a aprendizagem contínua da estrutura do ICP-ANACOM em todos os momentos do percurso profissional dos colaboradores.
  • A implementação da segunda fase do programa de formação e desenvolvimento da competência de liderança Saber Liderar para os níveis de chefias de divisão, atenta a elevada prioridade que é atribuída aos líderes enquanto coordenadores de equipas face ao papel crucial que detêm na mudança, crescimento e motivação dos colaboradores.
  • A nova abordagem ao modelo de avaliação de desempenho, dando início a uma dinâmica mais objetiva e quantificável desta ferramenta de gestão, nomeadamente na definição de objetivos, sua monitorização, atingimento de resultados e elaboração de planos de desenvolvimento dos colaboradores, sendo que, em 2014, foi introduzida no modelo a avaliação das competências técnicas.
  • A promoção e o apoio a iniciativas suscetíveis de contribuírem para o desenvolvimento sustentável da sociedade onde se insere a Autoridade, destacando-se o programa anual de estágios profissionais em ligação com várias instituições de ensino superior, proporcionando a jovens recém-licenciados a aquisição de conhecimento e experiência prática, preparando-os para novos desafios e responsabilidades num mercado laboral que começa a despertar em termos de empregabilidade.

A realização do segundo encontro de quadros do ICP-ANACOM, que contou com a apresentação do balanço da atividade em 2014 e a comunicação dos principais desafios para o próximo triénio, promovendo a aproximação e a interação entre o nível de gestão de topo e os colaboradores, bem como a sua mobilização para os objetivos de 2015.