1.5. Formação e desenvolvimento


A preocupação do ICP-ANACOM com a excelência no desempenho e a exigência na orientação para os resultados implica uma perspetiva estratégica de desenvolvimento de talento e competências críticas para a atividade, alinhada não só com os desafios estratégicos da organização, mas também com a evolução profissional dos seus colaboradores bem como com a necessidade de gestão do conhecimento e inovação.

Um dos principais objetivos estratégicos desta Autoridade, que assumiu particular relevo em 2014, foi a gestão do conhecimento e do talento da organização, através da implementação de programas formativos integrados que desenvolvam as competências críticas para a atividade, potenciem a evolução e aprendizagem dos colaboradores e contribuam para a concretização dos objetivos estratégicos e operacionais.

As ações formativas resultaram do processo de diagnóstico de necessidades específicas e transversais das várias áreas da organização, tendo por principais vetores de atuação:

  • Formação comportamental, em áreas como liderança, relacionamento interpessoal e valores da organização, abrangendo 65 colaboradores e totalizando 306 horas de formação.
  • Formação técnica, envolvendo ações em áreas de conhecimento críticas para a atuação do regulador, nomeadamente redes de nova geração, regulação de mercados, assuntos jurídicos e segurança da informação, como outros temas mais específicos, como contabilidade e finanças, contratação pública, comunicação e imagem, gestão de recursos humanos, análise estatística e legislação sectorial específica. Neste contexto, decorreram 39 ações abrangendo 300 colaboradores, num total de 491 participações representando 4315 horas de formação. Destaca-se a realização de uma ação transversal, no âmbito do modelo de avaliação de desempenho, consciencializando os colaboradores para um novo ciclo na gestão das pessoas, a qual contou com a participação de 241 colaboradores, totalizando 482 horas de formação.
  • Formação diversa, traduzida em ações que contribuem para colmatar lacunas de conhecimento e otimizar o desempenho e a capacidade de resposta, nomeadamente em ferramentas de Microsoft Office e em línguas estrangeiras (inglês, francês, espanhol e alemão). Neste âmbito, foram concretizadas 130 ações abrangendo 116 colaboradores, num total de 130 participações correspondendo a 4227 horas de formação. Salienta-se a realização de uma ação transversal na sequência da atualização das ferramentas de Microsoft Office em todos os postos de trabalho e que contou com a participação de 286 colaboradores, totalizando 1950 horas de formação.
  • O desenvolvimento académico dos colaboradores continuou a ser uma aposta desta Autoridade, através do financiamento de cursos de especialização (pós-graduações) e cursos que conferem o grau de licenciado e mestre. Em 2014 estas iniciativas abrangeram 10 colaboradores, perfazendo um total de 1133 horas de formação. De salientar ainda a participação em workshops, seminários e conferências, com o objetivo de propiciar a partilha de experiências, o debate sobre questões técnicas, a adoção de soluções comuns, para além de constituírem oportunidades para dar a conhecer a evolução do sector. Registou-se a presença de 125 colaboradores em ações desta natureza, num total de 191 participações representando 1351 horas de formação.
Quadro n.º 1.3 - Meios utilizados
Meios utilizados 2014 2013 2012
Número de ações 193 164 271
Número de participações 1234 1248 1158
Número de dias de formação 16845 16585 15142
Número de dias de formação/força de trabalho 44,2 43,9 39,6
Gastos de formação (milhares de euros) 291 246 288
Gastos de formação/gastos com pessoal 1,3% 1,2% 1,6%
Gastos de formação/força de trabalho (euros) 764 652 754

Nota: Em 2014 para efeitos de cálculo considerou-se um número médio de trabalhadores igual a 381.

A execução do plano de formação representou em 2014 um investimento de cerca de 291 mil euros, traduzido na concretização de 193 ações de formação, envolvendo 374 colaboradores, num total de 1234 participações e registando um volume de 16 845 horas de formação.

Comparativamente com o ano anterior, em 2014 verificou-se um acréscimo no número de ações de formação, de cerca de 18%.

Considerando o valor médio da força de trabalho para 2014 (381 colaboradores), foram registadas, em média, 44,2 horas de formação por colaborador. Este valor representa um acréscimo de cerca de 1% face a 2013.