15.1. Registos do tipo de reclamação por sector


Registos1 do tipo de reclamação por sector

No que se refere aos sectores visados, em 2012, a maioria das reclamações incidiu, tal como nos anos anteriores, no sector das comunicações eletrónicas, onde foram contabilizados 60 103 registos, mais 2,2% do que no ano anterior. O sector postal surge em segundo lugar, tendo contado com 9083 registos, menos 21,2% que em 2011, e o terceiro lugar foi, neste período, ocupado pela TDT, com 8132 registos2.

Gráfico 35. Registos do tipo reclamação por sector, 2012

Em 2012, a maioria das reclamações incidiu no sector das comunicações eletrónicas (74%), o sector postal (11%) surge em segundo lugar, o terceiro lugar foi ocupado pela TDT (10%) e os restantes (5%) corresponde a outros sectores. 

Fonte: ICP-ANACOM.

Notas
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1 Dado que uma solicitação pode visar mais de um prestador, serviço ou assunto, foi considerado, para a análise dos pontos seguintes, o número de casos reclamados em cada solicitação, o que é designado por número de «registos». Utilizando este indicador, o universo de registos a considerar para as 57 220 solicitações do tipo reclamação recebidas pelo ICP-ANACOM em 2012 é de 80 883. Assim, cada solicitação do tipo reclamação teve em 2012 em média 1,4 registos.
2 Em 2011 o número de reclamações associadas à TDT foi de 651, tendo este número aumentado substancialmente em 2012 devido ao desligamento do sinal analógico.