2.1.1.3. Concorrência potencial: barreiras à entrada e histórico das entradas e saídas do mercado


Na análise da existência de barreiras à entrada neste mercado dever-se-á levar em consideração o que foi referido na secção 2.1.1.2.3. sobre barreiras à expansão. Da mesma forma, dever-se-á considerar a análise apresentada na secção 2.1.3. do documento ?Mercados de Acesso em Banda Estreita à Rede Telefónica Pública num Local Fixo ? Definição dos mercados relevantes e avaliações de PMS?1.

No que respeita às redes de suporte do mercado da interligação fixa, parece continuar a existir evidência de fortes obstáculos estruturais, caracterizando-se o mercado por substanciais economias de escala e de gama e ainda por elevados custos afundados.

A existência destas barreiras traduziu-se no movimento de entradas e saídas do mercado detalhado na secção 2.1.3. do documento acima referido.

Conclui-se, assim, que existem elevadas barreiras à entrada no mercado grossista de originação de chamadas na rede telefónica pública num local fixo. As conclusões retiradas a propósito da análise das barreiras à expansão, da rivalidade ? outros aspectos (investimento) e as informações anteriormente referidas sobre questões tarifárias aplicam-se, igualmente, neste ponto.

Notas
nt_title
 
1 Vide www.anacom.pthttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=2.