Mensagem do Secretário-Geral da UIT


/ Atualizado em 11.05.2005

Dia Internacional das Telecomunicações
17 de Maio de 2005

"A criação de uma Sociedade de Informação justa: Tempo de agir"

Mensagem de Yoshio UTSUMI,
Secretário-Geral

União Internacional das Telecomunicações (UIT)

Caros amigos,

A comunicação humana sempre foi uma combinação entre o intelecto e a emoção - uma característica que ajuda a definir a nossa humanidade partilhada. A nossa sociedade de informação tem formas de nos fazer lembrar esta realidade, fazendo-o por vezes de forma dramática. Um exemplo recente desta situação foi o terramoto e consequente tsunami no Sudeste Asiático, quando as tecnologias de informação e comunicação (TIC) transportaram esta tragédia para os nossos lares, de forma inimaginável, num passado recente, tendo desencadeado um movimento de solidariedade e de acção humanitária à escala global, sem precedentes.

Desde a invenção do telégrafo, passando pelas emissões de rádio e televisão, até às comunicações por satélite e a Internet, o trabalho levado a cabo pela UIT tem-se comprovado como essencial no aproveitamento do poder da tecnologia para preencher a necessidade básica de comunicação do Homem. No dia 17 de Maio de 2005, comemoram-se 140 anos desde que a UTI aceitou desempenhar esta missão tão importante.

O ano de 2005 assinala também outro aniversário importante para a UIT. Trata-se da comemoração dos 20 anos da publicação do Relatório de Maitland, que fez ver ao mundo que não era justo que apenas uma minoria da raça humana pudesse usufruir das vantagens das TIC, enquanto, comparativamente, a maioria vivia em isolamento. O relatório da UIT, elaborado pela Comissão de Maitland, constitui-se como um ponto de referência na identificação do fosso digital entre os que “têm” e os que “não têm” acesso à informação, bem como na apresentação de soluções concretas para superar essa divisão. Desde a publicação deste relatório que a UIT tem vindo a trabalhar diligentemente para disponibilizar as vantagens das TIC a toda a humanidade.

Em 2003, a UTI realizou a primeira Cimeira Mundial sobre a Sociedade de Informação, em Genebra. Nesta cimeira, os líderes mundiais de 175 países aprovaram uma Declaração de Princípios e um Plano de Acção que defende o conceito do acesso às TIC de uma forma universal, acessível e fácil. A Declaração de Princípios definiu o objectivo. O Plano de Acção indica qual o caminho a seguir. O debate na Cimeira destacou o facto de o nível do fosso digital verificar-se não só entre países, mas também ao nível interno de cada um deles. O acesso às TIC também varia muito entre as áreas rurais e urbanas, ricos e pobres, instruídos e iletrados e entre homens e mulheres. Esta multiplicidade de divisões constitui-se como o maior entrave à emergência da constituição de uma Sociedade de Informação considerada justa e viável.

A segunda fase da Cimeira, a ser realizada em Novembro, em Tunes, irá avaliar o nível de progresso do cumprimento dos objectivos traçados em Genebra, bem como convocar todas as partes interessadas a transformar a vontade política, expressa na primeira fase, em compromissos de longo prazo. De forma a reunir a atenção mundial sobre a importância desta missão, os membros da UIT seleccionaram o seguinte tema para o Dia Internacional das Telecomunicações de 2005: A criação de uma Sociedade de Informação justa: Tempo de agir.

Pensando já na Cimeira de Tunes, o verdadeiro teste para uma sociedade de informação justa será avaliar até que ponto as poderosas ferramentas de comunicação, baseadas no conhecimento, conseguirão unir os vários povos, acima de todas as divisões geográficas, económicas e de informação. Tal como os membros da Comissão de Maitland afirmaram há 20 anos: "Esta disparidade não é aceitável, nem em nome da humanidade comum, nem de interesses comuns”. Claramente, o tempo para agir é agora!

Yoshio UTSUMI
Secretário-Geral