Gestão de tráfego de Internet - resultados preliminares de estudo do BEREC


O Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas (BEREC) divulgou os resultados preliminares do estudo sobre práticas de gestão de tráfego de Internet, na sequência de um exercício de recolha de dados a nível europeu lançado em conjunto com a Comissão Europeia (CE) em dezembro de 2011. As práticas de gestão de tráfego mais frequentemente relatadas são o bloqueio e ou otimização de tráfego peer-to-peer (P2P), em redes fixas e móveis, bem como o bloqueio de tráfego de voz sobre protocolo Internet (VoIP), principalmente nas redes móveis, geralmente com base em cláusulas contratuais específicas. A implementação de práticas de bloqueio/otimização numa rede é normalmente feita através do método de filtragem deep packet inspection (DPI).

O BEREC encontra-se atualmente no processo de validação, consolidação e qualificação dos dados, pretendendo publicar os resultados finais durante o segundo trimestre deste ano. Esta visão geral de nível europeu sobre a gestão de tráfego de Internet contribuirá também para outros fluxos de trabalho sobre o tema da neutralidade da rede, um relatório sobre questões de concorrência e um conjunto de linhas orientações sobre qualidade mínima do serviço, sendo que o BEREC tenciona publicar ambos para consulta pública no verão de 2012.

Refira-se que participaram nesta recolha de dados cerca de 400 operadores (aproximadamente 250 do serviço fixo e 150 do serviço móvel), bem como organizações de consumidores, associações empresariais e alguns particulares.


Mais informação: