Portal do Consumidor assinala um ano com novo guia para os consumidores


"Problemas com o seu operador? Saiba o que fazer e a quem recorrer" é o tema do guia que a ANACOM publica hoje, 15 de março, dia em que se assinala o primeiro ano de existência do Portal do Consumidor e se comemora o Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores.

Através deste guia, a ANACOM aconselha os utilizadores sobre a melhor forma de lidarem com problemas nos serviços de comunicações - telefone fixo e móvel, Internet, televisão e serviços postais.

Os utilizadores são alertados para aspetos que devem ter em conta antes de contratarem serviços de comunicações, evitando incómodos e desperdícios de tempo. O guia inclui ainda os passos que devem ser percorridos para lidar com problemas que ocorram e uma lista de contactos de entidades relevantes que lhes podem dar apoio (informação sobre direitos e resolução de conflitos).

A ANACOM disponibiliza este guia em formato eletrónico (versões gráfica, texto e áudio) e em papel. Este último suporte vai ser distribuído, numa segunda fase, de forma alargada por diversas entidades relevantes e próximas dos utilizadores, como câmaras municipais, centros de informação autárquicos ao consumidor (CIAC), associações de defesa do consumidor, estabelecimentos de ensino, lojas do cidadão, centros de arbitragem de conflitos de consumo, julgados de paz e operadores de comunicações.

Este é já o segundo guia da linha de publicações da iniciativa da ANACOM dirigidas ao consumidor, com o objetivo de divulgar informação sobre temas cuja atualidade e sensibilidade justificam um esforço acrescido de esclarecimento dos cidadãos. Recorde-se que o primeiro guia é subordinado ao tema "Necessidades especiais: Conheça as soluções adaptadas para telefone e Internet".

O Portal do Consumidor, lançado pela ANACOM a 15 de março de 2011, é também um instrumento deste esforço de esclarecimento e tem vindo a gerar um interesse crescente por parte do público. Decorrido um ano de existência, contou com mais de 77 000 visitas e cerca de 274 000 visualizações de páginas. Os conteúdos que suscitaram maior interesse por parte dos utilizadores, neste período, foram: "Saiba como reclamar", "Códigos postais", "Preço dos serviços em pacote", "Pacotes de serviços: a escolha mais adequada", "Como escolher um pacote de serviços" e o primeiro guia do consumidor.

Consulte:

Guia: ''Problemas com o seu operador? Saiba o que fazer e a quem recorrer''https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1120774

Consulte ainda:

Portal do Consumidorhttps://www.anacom-consumidor.pt/