ANACOM participa em campanha europeia de fiscalização de mercado


De Outubro de 2004 a Maio de 2005, a ANACOM participou numa campanha europeia, lançada no âmbito da União Europeia (UE), sobre fiscalização do mercado de compatibilidade electromagnética (CEM), em conjunto com mais quinze Estados-membros. A campanha centrou-se na fiscalização da conformidade técnica de vários tipos de lâmpadas de poupança de energia, através da realização de ensaios laboratoriais, na ANACOM. Os resultados a nível nacional apontam para uma taxa de não conformidades técnicas de 23%, num total de treze equipamentos ensaiados (com base em cinco exemplares de cada equipamento).

Esta campanha europeia visou melhorar a troca de informação entre os Estados-membros da UE, permitir aos novos Estados-membros participarem numa campanha de fiscalização e aumentar a importância relativa da CEM na consciência dos consumidores e da indústria. Este último aspecto é tanto mais importante na medida em que, a nível europeu, se registou uma taxa de não conformidades técnicas de 29% - ou seja, cinquenta tipos de equipamentos ensaiados num total de cento e setenta e quatro, apresentaram valores superiores às normas aplicáveis.

União Europeia - Directiva CEM

http://ec.europa.eu/enterprise/sectors/electrical/emc/


Informação relacionada no sítio da ANACOM: