Indicadores estatísticos do serviço móvel com recursos partilhados


Foi aprovado, por deliberação de 28 de Setembro de 2006, o conjunto de elementos estatísticos do serviço móvel com recursos partilhados (SMRP) a serem remetidos à ANACOM pelos prestadores respectivos.
 
Os anteriores indicadores estatísticos do serviço SMRP encontravam-se em vigor desde a data de atribuição das licenças (1993 e 1994), com excepção do indicador “redes/frotas” que foi introduzido em 2001, pelo que, em face dos desenvolvimentos tecnológicos e de mercado, se procedeu à sua alteração. Foram incluídos, nomeadamente, o indicador do número de clientes, 3 sub-indicadores relativos ao número de redes/frotas e um conjunto de novos indicadores de tráfego relativos às comunicações PTT (Push-to-talk). No que diz respeito aos indicadores de tráfego de saída, substituiu-se o indicador duração média das chamadas pelo indicador número de chamadas que, em conjunto com os indicadores referentes ao número de minutos, permitirão obter uma visão mais detalhada e precisa sobre o perfil de utilização da rede e sobre a importância relativa desta prestação acessória. Foi igualmente necessário actualizar o formulário de forma a considerar o tráfego de SMS e introduziram-se indicadores sobre serviços de dados e sobre soluções à medida, cuja oferta se encontra associada às novas tecnologias de suporte do SMRP, ente outros aspectos.
 
Os prestadores do serviço têm um período de 3 meses para a implementação destes indicadores, findo o qual deverão proceder ao envio regular da informação em causa, ou seja, até ao vigésimo dia do mês seguinte ao termo de cada trimestre do ano.


Consulte:

Consulte ainda: