Número de assinantes do serviço telefónico móvel continua a crescer


No final do 2.º trimestre de 2007 existiam 12,4 milhões de assinantes do serviço telefónico móvel (STM), o que representa um aumento de 0,3 por cento do total de assinantes face ao trimestre anterior e de 5,8 por cento face ao período homólogo de 2006. A taxa de penetração deste serviço era de 117,2 por cento no final do período em análise, acima da média da União Europeia, de 107,3 por cento.

Do total de assinantes do STM, 78 por cento correspondiam a detentores de cartões pré-pagos, tendo decrescido 0,9 por cento neste trimestre. Foram os planos de assinaturas/ pós-pagos que contribuíram para o crescimento do número de assinantes neste período, tendo registado uma variação positiva de quase 5 por cento. De facto, apesar de Portugal ser um dos países onde o peso dos cartões pré-pagos é mais elevado, tem-se assistido a um aumento do peso dos planos de assinatura, eventualmente explicado pela adesão aos novos serviços de transmissão de dados baseados no UMTS e aos novos planos tarifários pós-pagos.

No trimestre em análise, foi registado também um aumento da maioria dos indicadores de tráfego, face ao trimestre anterior e quando comparados com o período homólogo de 2006.

As chamadas realizadas e as chamadas recebidas cresceram 3,1 e 3 por cento, respectivamente, quando comparadas com o 1º trimestre, e 5,1 e 4,8 por cento, quando comparadas com o período homólogo do ano anterior. Globalmente, as chamadas cresceram, em termos anuais, a taxas ligeiramente inferiores à taxa de crescimento do número de assinantes.

O tempo médio de conversação por assinante tem vindo igualmente a aumentar, atingindo cerca de 89 minutos por mês no 2.º trimestre de 2007, mais 2 minutos que no trimestre anterior.

O número de mensagens escritas enviadas voltou a registar um aumento muito significativo no 2.º trimestre deste ano, cerca de 4,6 mil milhões, valor que representa um aumento de 17,6 por cento, face ao 1º trimestre, e de 48,8 por cento, face ao período homólogo de 2006. Este facto está associado à adesão a tarifários específicos que têm vindo a surgir e que incluem um elevado número de mensagens grátis.

O tráfego de roaming registou variações trimestrais e homologas positivas.


Consulte:

Consulte ainda: