No final do 1.º trimestre de 2007 existiam 12,4 milhões de assinantes do Serviço Telefónico Móvel, mais 1,2% que no trimestre anterior e mais 7,1% que no período homólogo. A taxa de penetração do serviço ascendia a 117,1%.
Os detentores de cartões pré-pagos (9,808 milhões) representavam 79% do total de assinantes, e cresceram 0,4% no trimestre, o que corresponde perto de 38 mil assinantes. No entanto, os planos de assinatura (2,568 milhões) foram os que mais contribuíram para o crescimento do número de assinantes deste serviço neste trimestre, tendo registado um aumento da ordem dos 5% face ao trimestre anterior, correspondente a cerca de 112 mil novos assinantes.
É de relevar que, de acordo com o Inquérito ao consumo das comunicações electrónicas, promovido pelo ICP-ANACOM e realizado em Dezembro de 2006, cerca de 87,7% dos residentes em Portugal eram clientes do STM.
A diferença entre a taxa de penetração de 117,1%, que resulta dos dados fornecidos à ANACOM pelos operadores, e as respostas ao inquérito aos utilizadores, resulta de vários factores, designadamente do facto de existirem utilizadores que dispõem de mais do que um cartão de acesso ao serviço. De acordo com o Inquérito ao consumo das comunicações electrónicas, cerca de 15% dos utilizadores possuem 2 cartões activos, enquanto que 2,5% dos utilizadores dispõem de 3 ou mais cartões. Outro factor que contribui para a discrepância deve-se ao facto de existir activação de novos cartões SIM para utilização exclusiva de serviços de dados e acesso à Internet; a existência de cartões activos afectos a máquinas, equipamentos e viaturas (terminais de pagamento automático com recurso à rede móvel, equipamentos de alarme, segurança, telemetria e telemática); e o facto de existirem cartões afectos a empresas.
Ao contrário do que sucedeu com a evolução do número de assinantes, registou-se no primeiro trimestre de 2007 um decréscimo de todos os indicadores de tráfego, face ao trimestre anterior, embora se tenham registado aumentos face ao período homólogo do ano anterior. Refira-se que a variação trimestral negativa é resultante de factores sazonais relacionados com o período das festividades Natalícias e de Ano Novo que, no 4º trimestre de cada ano, dão origem a aumentos temporários em todos os tipos de tráfego.
Quanto à duração média das chamadas, verificou-se neste trimestre que as chamadas para/de redes internacionais foram as de maior duração média, à volta dos 3 minutos (173 segundos no caso das chamadas originadas e 190 segundos no caso das terminadas). Excluindo chamadas de/para redes internacionais, a duração média das chamadas baixa para 114 segundos no caso das chamadas originadas e 115 segundos no caso das chamadas terminadas.
No mesmo período, os assinantes do serviço móvel realizaram, em média, cerca de 45 chamadas mensais, sendo que 30 delas foram realizadas para a rede do operador de origem. Quando aos SMS, o crescimento foi significativo, 15,2% face ao trimestre anterior e 49,4% em termos homólogos, para mais de 3,9 mil milhões de mensagens.
O número médio de mensagens enviadas por assinante foi, neste período, de 105 por mês - cerca de 3,5 mensagens por dia, em termos médios.
Consulte:
- Serviços postais https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=277786