1. Recursos humanos


Em 2012 o ICP-ANACOM manteve como uma das suas prioridades estratégicas a gestão das pessoas - o ativo fundamental para o sucesso de um regulador - procurando dinamizar e consolidar de forma sustentável as melhores práticas no âmbito das políticas de desenvolvimento, motivação e satisfação dos colaboradores.

Considerando a envolvente dinâmica em que se insere o setor das comunicações, marcada pela constante evolução tecnológica, que aporta novos desafios de crescente complexidade, foram privilegiadas ações centradas na melhoria da qualificação e na preparação dos colaboradores e das equipas, com vista a agilizar a sua adaptação à mudança e a aumentar a capacidade de resposta desta Autoridade.

O grave contexto económico que caracterizou o ano 2012, e a aplicação das restrições impostas pelo programa de assistência financeira e económica a Portugal, teve um forte impacto no ICP-ANACOM, nomeadamente na política de remunerações e nas decisões de recrutamento. A atenção foi assim centrada na qualificação e na motivação dos recursos humanos.

Entre as iniciativas lançadas em 2012 destacam-se as seguintes:

  • Lançamento do Portal do Colaborador, como parte do sistema integrado de informação de recursos humanos, imprimindo uma nova abordagem às práticas de gestão de pessoas no que se refere à interligação das informações e à resposta rápida a todos os colaboradores, bem como à gestão da formação e ainda à gestão do desempenho.
  • Promoção da mobilidade interna, através de diversos processos de recrutamento interno e de outras ações de movimentação de recursos por conveniência da organização.
  • Elaboração de um programa de formação e desenvolvimento para os níveis de liderança do ICP-ANACOM, com expressão prevista na execução do plano de formação de 2013, orientado para o contínuo aperfeiçoamento da competência de liderança e o seu papel impulsionador de mudança, crescimento e motivação dos colaboradores.
  • Dinamização de iniciativas socialmente responsáveis e de sustentabilidade ambiental, no âmbito da consolidação de uma cultura corporativa consciente da importância do papel que desempenha na sociedade em que se encontra inserida.