Prestadores do STF - divulgação das quotas de assinantes, de clientes e de tráfego


A ANACOM aprovou, a 28 de Novembro de 2007, a divulgação das quotas de assinantes, de clientes e de tráfego dos prestadores do serviço telefónico em local fixo (STF).

Esta divulgação permitirá, no actual momento de desenvolvimento da concorrência nestes mercados, dinamizar o conhecimento sobre o sector, podendo servir de referência para o desenvolvimento de análises sobre o mesmo, bem como fomentar a transparência e garantir o acesso de todos a informação que permita as melhores escolhas e decisões. A maior transparência e conhecimento que advirá da publicação destes indicadores contribuirá, assim, não só para o melhor esclarecimento dos utilizadores mas também para o desenvolvimento dos mercados e da concorrência.

Faz parte integrante da deliberação agora aprovada o relatório da audiência prévia dos interessados sobre o sentido provável de decisão respectivo, aprovado em 19 de Outubro de 2007.

A informação desagregada a que se refere esta decisão da ANACOM passará, nomeadamente, a integrar os relatórios estatísticos relativos ao STF, divulgados trimestralmente e publicados por esta Autoridade neste sítio, tal como já sucede no âmbito dos serviços de acesso à Internet, em que o relatório relativo ao 3º trimestre de 2007 inclui a evolução das quotas de clientes por operador no acesso fixo. Prevê-se que também com o próximo relatório do serviço de distribuição do sinal de televisão por subscrição passem a estar disponíveis dados desagregados por operador.


Consulte: