CE apela à divulgação do 112


Tendo por objectivo promover a utilização do número de emergência europeu “112”, a Comissão Europeia (CE) lançou um novo sítio na Internet que mostra aos cidadãos como utilizar o “112” e a que serviços podem aceder através dele, sobretudo quando viajam pela UE.

O sítio mostra também o modo como o 112 funciona em cada Estado-Membro, nomeadamente em termos de acessibilidade, rapidez de atendimento das chamadas, línguas disponíveis e localização de quem faz a chamada. Por exemplo, na República Checa, em Espanha e no Reino Unido, pelo menos 97 por cento das chamadas para o “112” são atendidas em 20 segundos; já nos Países Baixos e na Finlândia, pelo menos 71 por cento são atendidas em 10 segundos.

Por outro lado, o novo sítio revela também as deficiências existentes em alguns Estados-Membros, caso da Bulgária, país contra o qual existe um processo de infracção pelo facto de o “112” não estar disponível em todo o território. Outros exemplos são a impossibilidade de localizar as chamadas para o “112” efectuadas a partir de telemóveis, que valeu processos de infracção contra 6 países (Eslováquia, Itália, Lituânia, Países Baixos, Polónia e Roménia), ou a não informação sobre os tempos de resposta às chamadas depois de estabelecida a ligação em 9 países.

Esta iniciativa da CE surge depois de um inquérito ter revelado que apenas 22 por cento dos cidadãos da União Europeia sabiam que podem telefonar para o “112” em toda a Europa em caso de emergência, o que levou a Comissão a pedir às autoridades nacionais que informassem melhor o público sobre a dimensão europeia do número “112”.


Mais informação:

  • 112 FAQ http://europa.eu/rapid/pressReleasesAction.do?reference=MEMO/08/358&format=HTML&aged=0&language=EN&guiLanguage=en

Informação relacionada no sítio da ANACOM: