O comércio electrónico no 3º trimestre de 2007


De acordo com os resultados do ''Barómetro Trimestral do Comércio Electrónico em Portugal - 3.º Trimestre de 2007'', recentemente divulgado pela Associação do Comércio Electrónico em Portugal (ACEP) e pela empresa Netsonda, o volume de vendas realizadas pelas empresas de comércio electrónico em Portugal cresceu no terceiro trimestre de 2007.

Segundo os dados apresentados neste relatório, que têm por base um inquérito efectuado às principais empresas associadas da ACEP, 90 por cento das empresas de comércio electrónico inquiridas revelam ter assistido, no terceiro trimestre de 2007, a um aumento do volume de vendas realizadas através da Internet, face ao período homólogo do ano anterior, o que representa um crescimento de 5,6 por cento.

Em termos do número de clientes que efectuaram compras através dos sítios na Internet das empresas inquiridas, assistiu-se também a um crescimento face ao período homólogo do ano passado - 70 por cento das empresas referem ter assistido a um aumento do número de clientes entre 1 e 50 por cento, sendo que em 3,4 por cento dos casos esse aumento foi superior a 50 por cento.

Relativamente aos investimentos realizados pelas empresas, cerca de 47 por cento mantiveram o investimento realizado nos seus sítios na Internet, sendo idêntica a percentagem daquelas que aumentaram esse mesmo investimento.

Ao nível das principais categorias de produtos e serviços transaccionados por essas empresas, destaque para os produtos de electrónica (incluindo telemóveis), produtos de informática, alimentação, bebidas, tabacaria, charutos, brinquedos, jogos e consolas.

Por último, no que se refere à expectativa de evolução do comércio electrónico a curto prazo, as empresas inquiridas têm uma visão significativamente mais positiva do crescimento face ao trimestre anterior.


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