4,6 mil milhões de assinaturas de telemóvel em 2009


De acordo com os últimos dados estatísticos da União Internacional das Telecomunicações (UIT), que constam da sua publicação «The World in 2009: ICT facts and figures», o crescimento do mercado móvel continua imbatível, com 4,6 mil milhões de assinaturas de serviços de telefonia móvel, a nível mundial, até ao final do ano, e as assinaturas de banda larga móvel a ascenderem aos 600 milhões, ultrapassando assim o número de assinantes de banda larga fixa em 2008.

Na generalidade, o estudo mostra o rápido crescimento das tecnologias de informação e comunicação em muitas regiões do mundo, desde as assinaturas do serviço móvel à banda larga fixa e móvel e da televisão à penetração dos computadores, tudo com a tecnologia móvel a actuar como força motriz.

As estimativas da UIT demonstram ainda que três quartos da população mundial já têm televisão e que mais de um quarto já tem computador em casa, revelando o potencial que existe nos países em desenvolvimento para o lançamento de equipamentos convergentes à medida que o móvel, a televisão e a Internet se integram.

Mas as estatísticas da UIT também realçam as disparidades regionais, com taxas de penetração da banda larga móvel baixas em muitos países de África e noutras nações em desenvolvimento. O rápido crescimento da Internet de alta velocidade no mundo desenvolvido contrasta igualmente com a situação dos países em desenvolvimento, como os de África, em que existe apenas um assinante de banda larga fixa para cada 1.000 habitantes, enquanto na Europa a relação é de 200 subscritores por 1.000 habitantes. O preço relativo dos serviços de TIC (em especial de banda larga) é também mais elevado em África, a região com os níveis mais baixos de rendimento.


Mais informação: